Fabricante do iPhone, da Apple, a Foxconn está bastante focada no desenvolvimento da sua linha de carros elétricos. A gigante taiwanesa já mostrou os três primeiros modelos que lançará nos próximos anos. Todos, inclusive, com objetivo de concorrer com carros da Tesla, marca do bilionário Elon Musk e líder mundial nas vendas de veículos a baterias. Pois a Foxconn revela agora o “Projeto X”, que dará origem ao minicarro elétrico e urbano da marca.
O novo conceito faz parte do projeto de carros elétricos chamado BYOV (sigla de “Build Your Own Vehicle”, ou “construa seu próprio veículo”, em português). Nele, o intuito é que os carros cheguem ao mercado em menos tempo e com o menor custo possível de produção. Para isso, têm chassi formado por módulos, o que promete deixar o veículo mais acessível.
De acordo com a Foxconn, essa nova plataforma dará origem a um carro elétrico compacto popular com espaço para até 3 passageiros. Dessa forma, a empresa quer liderar esse mercado com um veículo de entrada barato em relação às montadoras tradicionais. A fabricante do iPhone, contudo, vai apresentar o primeiro veículo com essa arquitetura só no final de 2023.
Ainda no começo
Seja como for, a aposta é que o Projeto X será um carro extremamente leve. O grande desafio é o pacote de baterias, que é componente mais caro dos veículos elétricos. Pelo tamanho, espera-se um módulo compacto, mas com a promessa de autonomia robusta.
O conceito apareceu no MiH Demo Day, evento liderado pela Foxconn e que teve a presença de outras gigantes – como, por exemplo, Microsoft e Tata Motors. A feira reuniu mais de 2.500 empresas para criar um ecossistema de veículos elétricos. Dessa forma, o Project X se encaixa em uma solução do segmento A, de carros econômicos. Para tornar o projeto realidade, o MiH busca parceiros para investirem na plataforma e na tecnologia da Foxconn.