Você está lendo...
VW Golf pode ganhar nova geração apenas elétrica e se chamar ID.Golf
Notícias

VW Golf pode ganhar nova geração apenas elétrica e se chamar ID.Golf

CEO da VW garante que não abrirá mão do nome Golf e que hatch pode vir com propulsão elétrica e posicionado abaixo do hatch ID.3

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

21 de nov, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen
Golf deve estrear com o prefixo ID da família de elétricos da Volkswagen
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Conforme contamos no Jornal do Carro, a Volkswagen está planejando a migração completa dos carros a combustão para os modelos 100% elétricos. Essa mudança evidentemente não será tão simples e causará o fim de vários modelos tradicionais da marca alemã, como é o caso, por exemplo, do Passat. Pois a última notícia é que o VW Golf pode sobreviver a essa transição e ganhar uma nova geração 100% elétrica. A ideia é que se chame ID.Golf.

Golf
Volkswagen/Divulgação

“Não vamos abrir mão do nome Golf, por nada no mundo”. A afirmação foi feita por Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, em entrevista a publicação inglesa Autocar. Desse modo, nota-se que o famoso hatch – que nasceu em 1974 – também sobreviverá à transição para a mobilidade elétrica.

Publicidade


“Temos duas marcas icônicas, Golf e GTI. Seria loucura deixá-las morrer”, relata Schäfer. De acordo com o executivo, os modelos elétricos devem manter o prefixo ID. Entretanto, os clássicos entrariam no universo zero emissão com seus próprios nomes como sufixo, ao invés de um numeral. “Já vimos isso com o ID Buzz. Assim, além do ID.3 (vídeo abaixo) e do ID.4, poderíamos ter, por exemplo, um ID.Golf”, pondera.

Embora o executivo negue, cabe lembrar que, em muitos lugares, o ID.3 já é considerado o herdeiro elétrico do Golf. É tanto que o modelo substituiu o e-Golf, tanto em posicionamento quanto nas linhas de produção da fábrica de Dresden, na Alemanha. Ainda assim, o executivo deixa claro que “ID.3 e ID.Golf podem coexistir facilmente na oferta da Volkswagen”.




Posicionamento

Desse modo, o ID.Golf poderia ficar abaixo do ID.3 em desempenho e preço. Já a versão ID.Golf GTI, ficaria com a clientela que busca mais potência e esportividade.

Mesmo com a declaração, é preciso considerar o fato de que a chegada da nona geração do VW Golf ainda está longe de chegar ao mercado. A oitava geração, disponível atualmente, estreou no fim de 2019. Assim, deve se manter no mercado por, pelo menos, mais cinco anos.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião