Que carro está caro no Brasil não é segredo para ninguém. É tanto que já tem gente pagando R$ 154 mil por um Volkswagen Gol. Mas, calma, trata-se de uma ocasião especial. Esse foi o valor do arremate de uma das 650 unidades do Gol Last Edition destinadas ao Brasil. Isso porque o exemplar de número 42 (em menção aos 42 anos de vida do hatch no mercado brasileiro) foi leiloado pela marca.
Pelo valor – R$ 58.010 mais caro que os R$ 95.990 pedidos pelo modelo -, o comprador ainda conseguiu levar alguns benefícios extras. A compra, a princípio, englobou um sketch do carro desenhado pelo Head de Design América do Sul, José Carlos Pavone, para ilustrar a capa do manual do proprietário, bem como uma versão NFT do carro. Ademais, um tour pela fábrica da marca na Anchieta (no ABC paulista) com direito a conhecer o Acervo de Clássicos VW também estava no pacote.
O carro
Com 1.000 unidades produzidas (650 para o Brasil e o restante distribuído para outros países da América Latina, onde o modelo também foi vendido), o Gol Last Edition chegou cheio de detalhes exclusivos. No visual, remete às versões esportivas dos anos 1980. Tem, por exemplo, emblema com o desenho da clássica roda Orbital na coluna traseira.
A cor que preenche a carroceria é a vermelha Sunset. Entretanto, há diversos detalhes em preto espalhados pela carroceria. A cor reveste grade dianteira, maçanetas, calotas (que cobrem rodas de 15″), vidros e para-choques.
Uma faixa preta conecta as lanternas (como nos Gol GT, GTS e GTi). E o hatch tem, por fim, faróis com máscara negra e aerofólio. E na parte inferior das portas há adesivos com o nome Last Edition.
No habitáculo, o Gol Last Edition tem revestimento com materiais que mesclam preto e cinza. Os bancos, a princípio, têm costuras vermelhas pespontadas. O logotipo “Last Edition” vai no encosto dos bancos dianteiros. Uma placa colada no painel identifica o número de série do carro.
Todas as unidades têm o motor 1.0 MPI flex de até 84 cv e 104 mkgf, como nas configurações convencionais vendidas até então. O mesmo vale para o câmbio: manual de cinco marchas.