A maneira como ligamos os carros evolui ano após ano. Primeiro surgiram as chaves com lâminas retráteis, popularmente chamadas de canivete. Depois vieram as presenciais em modelos de entrada, como Chevrolet Onix e Hyundai HB20, por exemplo. O passo seguinte foi a partida remota, inclusive por meio de aplicativos nos smartphones. Agora, será possível ligar o veículo tal como desbloqueamos a tela dos celulares: com reconhecimento facial.
Coube ao Genesis GV60 estrear a tecnologia. O SUV elétrico da marca de luxo da Hyundai terá essa opção na Europa. Batizada de Face Connect, a função permite o destravamento das portas por meio de um sensor associado a um controlador de processamento de imagem.
Para desfrutar dessa comodidade, contudo, precisa-se primeiro utilizar a chave convencional do modelo. Em seguida, deve-se criar um perfil junto à central multimídia para o reconhecimento do rosto. Concluídas estas etapas, será possível trancar, destrancar e ligar o motor sem necessidade da peça física – apenas com a leitura do rosto.
Interface não envolve a nuvem
Para os mais desconfiados, a Genesis garante que nenhum dado será enviado ou armazenado na nuvem. Além disso, não há nenhum dispositivo externo na intermediação do reconhecimento da face com o veículo. A marca afirma que o sistema é amigável e simples de usar. Um LED na porta confirma a ativação do sistema.
Embora a tecnologia seja nova, não é a primeira solução pensada para se livrar da chave do carro. A vantagem, portanto, é não precisar de nenhum outro dispositivo para trancar ou destrancar o carro. Tampouco há o risco de se trancar o veículo com um código e ser incapaz de abri-lo novamente. Pergunte a donos de Ford Fusion e Taurus, por exemplo, como é esquecer a sequência numérica que destrava as portas. Eles terão boas histórias para contar.