Você está lendo...
Após 42 anos, último Gol sai da fábrica da VW em Taubaté
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Após 42 anos, último Gol sai da fábrica da VW em Taubaté

Volkswagen Gol sai de cena após 42 anos; em 23 de dezembro, a última unidade do hatch foi feita na fábrica de Taubaté (SP), que está sendo atualizada para produzir o Polo Track

Jady Peroni

27 de dez, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

VW Gol
Último VW Gol foi feito na cor Cinza Platinum
Crédito:Reprodução

O Gol saiu de linha após 42 anos. No dia 23 de dezembro, a Volkswagen encerrou a produção do modelo na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo. Porém, o Gol derradeiro não é da série especial Last Edition, mas da versão de entrada. Assim, o carro ano-modelo 2022-2023 tem motor 1.0 MPi e carroceria com pintura cor Cinza Platinum.

Um vídeo que mostra o último Gol saindo da linha de produção ganhou as redes. Nas imagens, aparece o número de série do carro: PT108470. Bem como as rodas de aço de 14 polegadas, maçanetas e retrovisores pretos e o volante multifuncional. Segundo a VW, a versão de entrada do hatch tem preço sugerido a partir de R$ 79.770.

Reprodução

Publicidade


Conforme a VW, o Gol foi o carro mais produzido e exportado do Brasil. Assim, foram mais de 8 milhões de unidades ao longo de 42 anos de história. O hatch também foi o veículo mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014. E, mesmo às vésperas da aposentadoria, ficou entre os carros mais emplacados do País.



Fábrica atualizada

De acordo com a VW, as atividades da fábrica de Taubaté foram paralisadas no dia 24 de dezembro. Além disso, a volta está programada para os dias 3 e 6 de janeiro, em dois turnos. Nesse meio tempo, a planta vai ser atualizada para iniciar a produção do Polo Track. O sucessor do Gol, que também aparece no vídeo, começa a ser feito em série no dia 9 de janeiro.

Reprodução

Vale lembrar que a fábrica já havia sido modernizada para fazer a plataforma modular MQB. Ou seja, a base da qual o Polo deriva, assim como o sedã Virtus e os SUVs compactos Nivus e T-Cross. No total, a planta agregou cerca de 80 robôs, além de novo maquinário. Como resultado, a capacidade de produção foi ampliada em cerca de 33%.

Novo Polo Track

Assim como já foi adiantado pelo Jornal do Carro, o Polo Track é uma versão simplificada do hatch. Alias, o modelo foi atualizado recentemente. A nova opção está em fase de pré-venda e tem preço sugerido a partir de R$ 79.990. Ou seja, a mesma tabela do Gol. Dessa forma, o Polo Track tem bons atributos para concorrer com os líderes de vendas Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.

Divulgação/Volkswagen

No visual, o hatch tem algumas mudanças em relação ao restante da linha Polo. Além disso, para ter preço competitivo e ficar na mesma faixa do Gol, o Polo Track tem motor 1.0 MPI flex. O 3-cilindros de 12 válvulas gera 84 cv de potência e 10,3 mkgf de torque. O câmbio é manual de cinco marchas.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião