licenciamento
Werther Santana/Estadão

Licenciamento de carro com placa final 0 termina no sábado, 31

Prazo para realizar o licenciamento de veículos com placas de final zero em SP termina no sábado e regularização pode ser feita de forma online

Por Jady Peroni 26 de dez, 2022 · 5m de leitura.

Os proprietários de veículos com placa de final 0 registrados em São Paulo devem ficar atentos. Afinal, o prazo para realização do licenciamento obrigatório de 2022 termina no próximo sábado, dia 31. Apenas assim é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). São Paulo é o Estado com a maior frota do Brasil. Ou seja, de cerca de 32 milhões de veículos.  

O licenciamento pode ser feito de maneira 100% online, pelo sistema bancário ou aplicativos como Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito (CDT) nas plataformas Android e iOS. Nesse caso, o motorista pode salvar o documento diretamente no celular. Vale lembrar que é necessário pagar a taxa anual de R$ 144,86. Além disso, assim como ocorreu em 2021 não há cobrança do DPVAT.

licenciamento
Detran.SP/Divulgação

Como fazer

O número do Renavan é necessário para fazer o licenciamento online. Ele está na na parte superior do documento do veículo. Assim, o proprietário pode pagar a taxa nos sites, em aplicativos e nos caixas eletrônicos de bancos conveniados. Em São Paulo, são eles: Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal. As casas lotéricas também recebem o imposto. Além disso, é importante lembrar que para licenciar o veículo é necessário que não haja débitos em aberto. Ou seja, o carro não pode ter pendências como IPVA, multas e licenciamento de outros anos atrasado.

Por fim, o documento digital fica disponível para download nos portais do Poupatempo, Detran.SP e Denatran, além de aplicativos. Dá para salvar o documento no celular ou imprimir a via em papel.

Licenciamento
Vagner Aquino/Jornal do Carro

Consequências

Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de licenciar o veículo é uma infração gravíssima. Como resultado, o proprietário flagrado fica sujeito à multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, se for parado em uma bliz o veículo será apreendido e levado a um pátio do Detran. Portanto, isso gera cobrança para a remoção mais taxa diária. Por fim, sem que haja a regularização o CRLV fica bloqueado. E o carro, portanto, passa a ser proibido de circular.

O que mais impede a regularização

Como adiantado pelo Jornal do Carro, além de atraso em taxas e multas, o que também impede o licenciamento do veículo é o bloqueio judicial. Assim, caso haja alguma dívida sendo cobrada na Justiça, por exemplo, carro pode ser confiscado. Ou seja, bens que estejam em nome do devedor ficam proibidos de circular e de serem vendidos.


A ausência de transferência do veículo também impede o licenciamento. Dessa forma, quem comprou veículo e não realizou a transferência de propriedade, tem o licenciamento barrado. Nesse caso, é possível transferir o documento de forma digital pelo aplicativo da CDT. Veja como fazer.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.