Pela primeira vez na história, os três maiores fabricantes de automóveis do mundo não são americanos, europeus ou japoneses. Segundo avaliações preliminares da Bloomberg Intelligence, os sul-coreanos do Hyundai Motor Group irão desbancar a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi do posto de terceiro maior fabricante global de automóveis. Em primeiro e segundo lugares, ficam os japoneses do grupo Toyota e os alemães do grupo Volkswagen, respectivamente.
Os cálculos finais dos resultados de vendas de 2022, contudo, podem demorar meses. Até o primeiro semestre deste ano, a Hyundai vendeu cerca de 3,3 milhões de carros globalmente. A Toyota vendeu mais de 5,1 milhões de unidades, enquanto a Volkswagen fechou com 4 milhões de veículos. Já a General Motors aparece em quarto lugar, pouco atrás da Hyundai.
De acordo com a Bloomberg Intelligence, o bom resultado do grupo Hyundai em 2022 se deve ao sucesso de seus veículos elétricos, especialmente no mercado norte-americano. Sozinho, o país foi responsável por 26% do acumulado de vendas global da montadora sul-coreana neste ano. Além da própria Hyundai, o grupo opera com outras duas marcas, Kia e Genesis.
Hyundai vs. rivais
Enquanto suas rivais globais foram duramente atingidas pela escassez de semicondutores, a Hyundai conseguiu garantir o fornecimento regular de chips. Além disso, as vendas robustas de seus carros de luxo da Genesis nos EUA e lançamentos de novos veículos elétricos também ajudaram a impulsionar as vendas, com os Hyundai Ioniq 5 e Kia EV6.
Vale lembrar que os demais grupos automotivos também operam com mais de uma marca para chegar em números tão expressivos de venda globalmente. Sob a tutela do grupo Volkswagen, por exemplo, estão marcas como a própria Volkswagen, além de Skoda, Audi, Porsche, Bentley, Seat, entre outras. O grupo Hyundai, por sua vez, obteve o número recorde de vendas com apenas três marcas.
Mas é bom a Hyundai ficar alerta. Uma nova lei tributária federal nos EUA oferece desconto de US$ 7.500 em impostos sobre carros elétricos fabricados na América do Norte. A montadora produz o Ioniq 5 e o EV6 em seu país de origem, a Coreia do Sul. Por isso, a empresa inaugurou recentemente uma nova fábrica de veículos a baterias no estado da Geórgia. É uma das várias montadoras a transferir a produção de elétricos para os EUA depois da aprovação da medida pelo congresso norte-americano. Enquanto a marca se adapta à legislação de lá, os rivais que já produzem nos EUA podem diminuir a vantagem da empresa no futuro.