A exemplo de Estados como Rio de Janeiro e São Paulo, a Secretaria da Fazenda do Paraná divulgou o calendário 2023 do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Assim como em 2022, está mantido o desconto de 3% para o pagamento à vista e a possibilidade de parcelamento do tributo em até cinco vezes. A cobrança terá início em janeiro. A Sefa também apresentou outras opções para saldar a tarifa anual.
O calendário paranaense do IPVA 2023 tem como novidade o pagamento com cartão de crédito. Isso, portanto, permite o parcelamento em até 12 vezes. Além disso, dá para pagar a Guia de Recolhimento com QRCode via Pix. Assim, a Secretaria da Fazenda do Paraná vai facilitar o pagamento do imposto pelo contribuinte.
Para ficar em dia com o imposto, a quitação pode ser feita nos canais eletrônicos de qualquer instituição bancária ou por meio de aplicativos. Dessa forma, não se restringe aos bancos conveniados. “A Sefa busca modernizar todo o sistema que envolve os serviços para a população e o IPVA é um serviço essencial”, diz o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior.
Cabe lembrar que a alíquota padrão é de 3,5% do valor total do veículo para unidades emplacadas no Paraná. Entretanto, os motoristas que instalaram o kit GNV (e têm a documentação em dia) pagam alíquota de 1%.
Confira o calendário de vencimento do IPVA 2023:
Como pagar?
O sistema de pagamento continuará de forma online em 2023. Desse modo – até para evitar golpes -, os contribuintes não receberão o boletos ou correspondências em casa. Basta emitir as guias pelo portal da Fazenda. Ficam, portanto, disponíveis em “Consultar Débitos e Guias para pagar o IPVA/PR”, acessado com o número do Renavam;
Além do calendário de vencimento do imposto, a princípio, o portal disponibiliza o acesso a diversos serviços relativos ao IPVA. São eles: pedidos de isenção/imunidade, parcelamento, emissão de guia de pagamento, regularização de débitos, além de revisão ou consulta do valor venal.
A quitação do IPVA é, por fim, um requisito obrigatório para a emissão do certificado de licenciamento do veículo pelo Detran-PR.