Em outubro de 2022, a Nissan apresentou o novo Versa nos Estados Unidos, que antecipou as mudanças que chegarão no Brasil. Pois agora, o sedã reestilizado já está em produção no México. Até o momento, não há informações sobre a chegada ao mercado brasileiro, tampouco sobre preço. Entretanto, espera-se que o Versa pouse em território nacional em 2023, logo no primeiro trimestre.
De acordo com a marca japonesa, as versões S, SV e SR virão com o mesmo motor 1.6 de 16 V a gasolina. Este entrega 122 cv de potência e 15,7 mkgf de torque. As opções de câmbio se dividem em manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT Xtronic. Já a partida do propulsor é feita por botão.
Vale dizer que, além do Versa, a Nissan também vai lançar a nova geração do Sentra em 2023. O modelo voltará ao mercado nacional após um hiato de dois anos, novamente importado do México, onde tem produção em Aguascalientes. A pré-venda terá início em 15 de janeiro.
O que sabemos
Em relação ao design, as principais mudanças do Versa aconteceram na dianteira. O destaque, a princípio, é a nova grade que ficou mais encorpada e moderna. Agora, o conceito V-Motion ganhou mais espaço no para-choques dianteiro – que está mais arredondado. Nela, pequenas tiras cromadas se destacam e dão um visual mais jovem ao sedã da Nissan.
Ainda na frente, os faróis iluminados por LEDs permanecem iguais. Vale um adendo, a cor âmbar da luz lateral deve ser substituída pela cor branca no modelo brasileiro. Na traseira, tudo igual, salvo o novo logotipo da marca, que fica no centro da tampa. Por fim, há novas rodas de liga leve com 17″ na inédita versão esportiva SR, que chega acima das opções S e SV. E por falar em cor, segundo as informações, a pintura cinza Sky Pearl também é novidade no Nissan Versa 2023.
Lista de recursos
A lista de equipamentos de série tem central multimídia de 7” com espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay, três portas USB e sistema de áudio com quatro alto-falantes. O sedã também traz rodas de liga leve com 16” e, nas versões mais caras, tem carregador de smartphone wireless, central multimídia com tela de 8”, ar-condicionado automático e Wi-Fi a bordo. No SR, como dissemos, as rodas são de 17”.
Por fim, o sedã compacto traz uma boa lista de assistentes de condução semiautônoma. O ADAS+ Nissan Safety Shield 360 adiciona controle de cruzeiro adaptativo, assistente de farol alto e aviso de saída de faixa. Frenagem automática traseira e automática de emergência com detecção de pedestres completam o pacote, bem como os alertas de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro. Os recursos de segurança disponíveis incluem ainda alerta de tráfego cruzado traseiro e monitor de ponto cego.