Recentemente, Honda e Sony anunciaram uma parceria para formar a Sony Honda Mobility. Com isso, as duas empresas japonesas buscam unir seus pontos fortes, ou seja produção de carro e de tecnologia. Agora, a companhia lança sua marca de veículos, a Afeela. A apresentação foi feita durante a CES, feira de tecnologia encerrada no domingo, 8, em Las Vegas (Estados Unidos).
Além disso, a empresa revelou na CES as linhas de um modelo inédito. Segundo a Sony Honda Mobility, a fase de pré-venda começa em 2025. Porém, as entregas estão programadas para o primeiro semestre de 2026. Inicialmente, o foco é o mercado norte-americano. Ou seja, mira clientes da Tesla.
Seja como for, o sedã da Afeela é diferente dos conceitos Vision-S e Vision-S 02 (acima), revelados no ano passado. Apesar de ter visual bem mais sóbrio que o dos carros anteriores, o novato herdou algumas características da dupla. É o caso do teto arqueado e do terceiro volume, que segue a linha descendente do vigia. A lanterna traseira, em síntese, vai de uma ponta a outra
Além disso, a cabine é similar à dos primeiros modelos conceituais. O teto é de vidro e o painel dianteiro é ominado por telas. O volante, sem a parte superior, lembra o oferecido como opcional para os Tesla Model S e Y. Para quem viaja atrás, a marca promete dois grandes visores. Assim, os passageiros podem ajustar funções do sistema de entretenimento, ouvir música e até jogar uma partida no PlayStation.
Nada de dados técnicos
Sobre o trem de força, a princípio a Afeela revela apenas que a tração é integral. Portanto, é possível cravar que o modelo tem, pelo menos, dois motores elétricos. Ou seja, um em cada eixo. Segundo a empresa, o protótipo tem 4,9 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,46 m de altura. Além disso, a distância entre os eixos é de 3 m.
Portanto, o novato tem dimensões bem parecidas com a do Model S. Segundo dados da Tesla, seu carro tem 4,97 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,45 m de altura. Além disso, o entre-eixos é de 2,96 m.
Conforme a Afeela, o carro de série vai ter sistema de condução semiautônoma de nível 3. Assim, dá para tirar as mãos do volante, os pés dos pedais e os olhos da via. Portanto, são recursos parecidos com os dos carros da Tesla.
Porém, a nova empresa promete ir além. Para isso, o sistema utiliza processadores da Qualcomm Snapdragon. Além disso, tem cerca de 45 sensores e recursos como reconhecimento facial. Assim, não é preciso chave para abrir portas, acionar o motor ou ajustar o sistema de som e ar-condicionado.