Você está lendo...
Honda e Sony se unem para fazer carros elétricos a partir de 2025
Mercado

Honda e Sony se unem para fazer carros elétricos a partir de 2025

Joint venture de Sony e Honda promete lançar carros 100% elétricos, conectados e com alta tecnologia, como sistemas de condução autônoma similar ao da Tesla

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

17 de out, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Honda e Sony
Sony Vision-S 02 pode servir de base para novo SUV
Crédito:Divulgação/Sony

Após meses de especulações, Honda e Sony confirmaram que vão produzir carros elétricos de forma conjunta. O fruto do acordo é a Sony Honda Mobility, com base nos Estados Unidos. Segundo a empresa, o primeiro modelo estreia em meados de 2025. Além disso, há um vídeo (abaixo) com poucos detalhes. De acordo com a nova marca, a estreia será na edição de 2023 da CES. A feira, considerada como o maior evento do setor de tecnologia do mundo, ocorre em janeiro, em Las Vegas. A expectativa é de que os primeiros pedidos sejam entregues até o fim de 2026.

Por ora, não se sabe qual será o mercado prioritário do carro da Sony Honda Mobility. Porém, vários sinais indicam que inicialmente serão os EUA. Seja como for, ele deve chegar ao Japão e à Europa em seguida. Em janeiro, a empresa deve divulgar os detalhes. Segundo a companhia, seu capital inicial é de 10 bilhões de ienes, ou cerca de R$ 350 milhões na conversão direta.

Publicidade


Até o momento, não foram revelados dados técnicos do modelo. Porém, a Honda Sony Mobility vai lançar mão dos pontos fortes das duas empresa que formam a joint-venture. Dessa forma, a Sony será responsável por grande parte das soluções eletrônicas. Isso inclui o sistema de entretenimento, softwares e sensores. A Honda, por sua vez, vai se concentrar na produção industrial, com foco no desempenho e na estrutura. Segundo informações preliminares, o carro vai ser posicionado como um modelo premium.



Autonomia nível 4?

Embora o carro ainda não tenha saído do papel, a expectativa é de que ele traga tecnologias inovadoras. Portanto, além de ser totalmente conectado, o carro da Sony Honda Mobility deve ter sistema de condução autônoma de nível 3. Ou seja similar ao Autopilot, da Tesla, em que não é preciso nenhuma interferência do motorista.

Honda e Sony
Divulgação/Sony

Outros pontos importantes ainda são um mistério. É o caso da plataforma e do pacote de baterias, por exemplo. Seja como for, no início do ano a Honda fechou um acordo com a General Motors para criar uma nova plataforma de carros elétricos. Portanto, é grande a chance de essa base estrear no novo modelo.

Carros da Sony

Da mesma forma, a Sony já havia apresentado alguns veículos que podem servir de base para o novo modelo. Entre eles está o Vision-S 02, que traz até um Playstation 5 integrado. O crossover elétrico tem capacidade de 7 lugares, foi revelado no início deste deste ano e tem estilo bem parecido com o dos carros da Tesla. O visual segue a mesma proposta do sedã Vision-S 01, conceito revelado em 2020.

Divulgação/Sony

O sistema de propulsão vai ter dois motores elétricos, um em cada eixo. Portanto, a tração será 4×4. Além disso, a potência individual é de 200 kW, equivalentes a 272 cv. Como resultado, a potência combinada deve passar dos 500 cv. A expectativa é de que o SUV tenha velocidade máxima em torno de 180 km.
Por sua vez, a suspensão deve ser independente tanto na dianteira quanto na traseira.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião