Nesta terça-feira, 10. a Nissan Argentina confirmou a chegada do X-Trail ao país. Assim, o SUV será o modelo da marca no mercado vizinho com tecnologia e-Power. Até o momento, o único carro eletrificado da marca por lá, assim como no Brasil, é o Leaf. A chegada do novo modelo está prevista para meados deste ano, provavelmente em julho. E o Brasil não deve ficar de fora dessa ofensiva.
Diferentemente dos híbridos convencionais, em que tanto o motor a combustão quanto o elétrico podem mover, o sistema e-Power prioriza a eletricidade. Assim, o primeiro funciona como gerador de energia. Ou seja, na prática, o SUV é movido pelo elétrico.
Por ora, a marca não revelou qual trem de força virá no X-Trail vendido na Argentina. Na versão oferecida nos Estados Unidos, o SUV tem motor 1.5 turbo e dois elétricos, sendo um em cada eixo. Como resultado, a tração é 4×4 e a potência total chega a 213 cv. Conforme a Nissan, com esse conjunto o carro pode rodar 17,2 km com um litro de gasolina. Além disso, acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos.
No Brasil em 2024
Como parte da estratégia de eletrificação global da Nissan, o Brasil também está na rota do X-Trail. E, embora a marca não confirme, o SUV não deve desembarcar aqui antes de 2024. Por causa do aumento crescente da demanda por SUVs o Kicks também deve receber o sistema e-Power. Porém, no caso do compacto o motor a combustão será flexível.
Assim como nos modelos 100% elétricos da Nissan, o X-Trail híbrido tem a tecnologia batizada pela marca de e-Pedal Step. Além de permitir a regeneração da energia das frenagens, que é transformada em eletricidade, permite dirigir com um pé apenas. Assim, é só acelerar. No nível máximo, basta o motorista aliviar a pressão no pedal para o carro praticamente parar.
Outros números
Conforme a Nissan, a atual geração do X-Trail foi apresentada em junho de 2020, nos EUA. Além disso, o modelo utiliza a plataforma CMF-C, da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Suas dimensões são 4,69 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,70 m altura.
Se vir com os itens comuns a outros mercados, o X-Trail será vendido na região com ampla lista de equipamentos. Ou seja, inclui quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, mesmo tamanho da utilizada na central multimídia e head-up display. Bem como conectividade com Android Auto e Apple Carplay e opções de cinco e sete assentos.