Você está lendo...
Tom Cruise entra na lista de clientes indesejados da Bugatti
Notícias

Tom Cruise entra na lista de clientes indesejados da Bugatti

Cruise foi proibido de comprar carros da marca porque teria simulado dificuldade na hora de abrir a porta de um Veyron, em 2016

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

09 de jan, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Tom Cruise foi com seu Bugatti Veyron na estreia de "Missão Impossível 3"
Crédito:Reprodução

Algumas marcas de luxo fazem questão de manter a exclusividade máxima de seus modelos. E, para isso, tomam algumas medidas extremas. Esse é o caso, por exemplo, das famosas “listas de restrições” feitas pelas que proíbem alguns nomes de comprarem seus carros. Uma das mais conhecidas por essa prática é a Ferrari, que já baniu famosos como o rapper 50 cent e a família Kardashian. Pois a Bugatti também tem uma lista de “personas non gratas”, que inclui até o ator Tom Cruise.

Entretanto, esse não é um caso recente. Tudo começou em 2006, quando o astro de ”Top Gun: Maverick” foi ao evento de estreia do filme ”Missão Impossível 3”. Para chegar à premier, ele foi com o Bugatti Veyron, que havia adquirido cerca de um ano antes. Afinal, o hiperesportivo com motor W16 8.0 quadriturbo de 1.001 cv, com certeza, estava à altura da festa. Afinal, na época o modelo era vendido nos Estados Unidos por mais de US$ 1 milhão.

Bugatti
Reprodução

Publicidade


Logo após chegar ao local do evento, Cruise saiu do carro e foi até o lado do passageiro para abrir a porta para a atriz Katie Holmes, então sua esposa. No entanto, a porta não abriu. Depois, o ato fez várias outras tentativas até que, finalmente, conseguiu libertar sua musa. O momento foi capturado por vários fotógrafos e cinegrafistas e repercutiu muito nas redes sociais – confira o vídeo abaixo.



Bugatti se revoltou

O fato parece ter irritado a Bugatti que, depois disso, proibiu a venda de novos carros a Cruise. De acordo com o jornal espanhol Marca, não há registros dos motivos que levaram a fabricante de luxo a tomar essa decisão. No entanto, há rumores de que a situação tenha sido provocada intencionalmente pelo ator, para gerar comentários. Segundo o site, se algum outro cliente vender um modelo da marca a Cruise, também entrará na lista de banidos. Assim, desde então, Cruise não foi mais visto em nenhum Bugatti.


Lista da Ferrari é grande

Além do 50 Cent e da família Kardashian, outras pessoas foram para a lista de indesejados da Ferrari. Um deles é o ex-boxeador Floyd Mayweather, que realizou uma customização sem a autorização da montadora. Outro ponto foi a infidelidade, uma vez que o atleta compra, exibir e, depois, vende seus carros. O que não é bem-visto pela fabricante.

bugatti
Reprodução

Até o ator hollywoodiano Nicholas Cage entrou nessa. O astro se desfez de seu modelo Enzo para quitar dívidas. Mas o que incomodou a Ferrari não foi o problema de liquidez do artista, mas o fato de a venda do esportivo exclusivo ter preço inferior ao seu valor original. Para completar, fez a venda em leilão não autorizado.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.