A Renault Sport (RS) está saindo de cena para dar lugar à marca Alpine. De modo a pontuar essa etapa importante de sua estratégia global, a fabricante francesa lança o Mégane R.S Ultimate. Portanto, faz todo sentido o fato de o número de unidades produzidas, 1.976, ser o do ano em que a divisão esportiva foi criada. Afinal, trata-se de algo maior do que o fim de um modelo – é o encerramento de uma era.
Vale lembrar que, durante seus 50 anos de existência, a divisão esportiva criou modelos como o Sandero RS, que foi vendido também no Brasil, e o R5 Turbo, entre outros. Segundo a Renault, o Mégane RS derradeiro vai ser lançado na Europa no segundo trimestre. Além disso, a serie especial é baseada na versão RS Trophy. Entretanto, até o momento, a fabricante não divulgou os preços.
Design esportivado
Seja como for, a edição final do hatch traz diferenças em relação às anteriores. Há, por exemplo, adesivos pretos em forma de losango espalhados pela carroceria. Além disso, o carro recebeu para-lamas mais largos. Segundo a Renault, com isso a dianteira cresceu 60 mm e a traseira, 45 mm. No mais, há mudanças nas saídas de ar laterais, difusor central e spoiler.
Da mesma forma, o Mégane R.S. traz a inscrição 1976, bem como acabamento com detalhes em tom preto fosco. Além disso, o toque escurecido está presente em partes como grade, espelhos retrovisores, maçanetas das portas e rodas de liga leve de 19 polegadas.
Por dentro
Na cabine, o Mégane esportivo traz bancos do tipo concha revestidos de Alcantara com o logo da divisão R. S. Bem como detalhes vermelhos no volante, painel e alavanca de câmbio. A peça traz ainda a assinatura de Laurent Hurgon. Segundo a marca, o piloto bateu recordes em pistas como Nürburgring Nordschleife, Suzuka e Spa-Francorchamps.
Além disso, no console central há uma placa com o número da unidade do carro. Por fim, vale mencionar a central multimídia tem tela sensível ao torque de 9,3 polegadas. Assim como o painel de instrumentos 100% digital de 10”. O som é da Bose e há opcionais como teto solar e head-up display. Outros destaque são os freios da marca Brembo, esterçamento das rodas traseiro e diferencial mecânico da marca Torsen.
Motor não muda
Na mecânica, o Renault Mégane R.S. traz o mesmo motor 1.8 turbo da versão Trophy. De acordo com a fabricante, o quatro-cilindros gera 300 cv de potência e 42,8 mkgf de torque. O câmbio pode ser manual ou automatizado de dupla embreagem. Com esse conjunto, o hatch pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos.