Você está lendo...
Reino Unido pode proibir uso de carros aos domingos
Notícias

Reino Unido pode proibir uso de carros aos domingos

Para reduzir o consumo de combustível e emissões, Reino Unido quer vetar uso de carro em grandes cidades e incentivar transporte público e por bicicleta

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

12 de jan, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

londres
Plano do comitê possui 10 mudanças comportamentais, no total
Crédito:Hairton Ponciano

O cerco os carros com motor a combustão está aumentando cada vez mais mundo afora. Depois da proibição da circulação de carros que emitem gases poluentes em várias regiões da Europa, o Reino Unido pode proibir a circulação desses veículo aos domingos. Essa é uma das recomendações que constam do relatório feito pelo Comitê de Auditoria Ambiental e enviado ao Departamento de Transportes. Além disso, as medidas visam diminuir a demanda por petróleo.

“O rápido crescimento nas vendas de carros elétricos é encorajador. Mas levará muitos anos para substituir os veículos a gasolina e a diesel”, destaca um trecho do relatório.

elétricos
Volkswagen/Divulgação

Publicidade


Em síntese, enquanto não ocorre a total troca da frota para modelos 100% elétricos, o Reino Unido quer tomar medidas para a reduzir a poluição. Assim, além dessa espécie de rodízio, o documento também aconselha que a velocidade em vias públicas seja reduzida em 10 km/h. Afinal, quando o veiculo roda mais devagar, consome menos combustível.

Outras medidas sugeridas são incentivo ao transporte público e ao uso de bicicletas, por exemplo. “Para que o Reino Unido cumpra seus sucessivos orçamentos de carbono sob a Lei de Mudanças Climáticas de 2008 e o Acordo de Paris, as emissões de transporte devem começar a cair mais rapidamente”, informa o documento.



Além disso, o relatório mostra preocupação com o aumento das vendas de veículos grandes, sobretudo SUVs. Pois quanto maior é o porte e peso do carro, mais CO2 é emitido. Em síntese, o motor precisa de mais força para mover uma quantidade maior de massa. Como resultado, precisa de mais combustível. Seja como for, não há informações sobre o inicio da implantação dessas medidas.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião