Em janeiro de 1923, nascia o pai da Shelby American, Carroll Shelby. Para comemorar a data centenária de seu fundador (morto em 2012), a marca anunciou a série limitada Centennial Editon do Ford Mustang. Trata-se, portanto, de uma série limitada a 100 unidades feita com base o Ford Mustang GT. O preço parte de US$ 49.995 – pouco mais de R$ 260 mil na conversão direta – e a produção começa no segundo trimestre deste ano.
O Carroll Shelby Centennial Edition Mustang terá opções cupê e conversível. Visualmente, tem grade com a serpente, arcos de roda dianteiros mais largos e um grande aerofólio traseiro. Saias laterais e spoiler também estão no pacote. Nas laterais, destaque para as novas rodas de alumínio forjado com 20″ e acabamento em preto acetinado. Elas calçam pneus 305/30. O esportivo recebeu, ainda, uma nova tomada de ar no capô.
Por falar nisso, o modelo produzido em Las Vegas (Estados Unidos) carrega sob o capô o motor V8 5.0 Coyote. No total, a potência alcança 750 cv. É possível escolher entre o câmbio manual de seis marchas ou o automático de 10 velocidades. Dentre outras características, há, por exemplo, compressor e escape de alta performance da marca Borla.
De acordo com a Shelby, o propulsor tem também um novo radiador, bem como amortecedores e barras estabilizadoras de alto desempenho. Os freios, por fim, vêm da Ford Performance Pack, com pinças da italiana Brembo na dianteira.
Interior
A edição centenária do Mustang tem soleiras nas portas com a assinatura de Carroll Shelby, para dar as boas vindas aos ocupantes. Da mesma forma, o interior reúne elementos como tapetes e apoios de cabeça dos bancos com os logotipos da versão e a assinatura do lendário preparador. Uma plaqueta no painel traz a numeração da série especial.
Junto com o carro, o comprador ganhará um chapéu preto Stetson (igual ao usado por Carroll). Além disso, o endinheirado entrará para o “Time Shelby” e para um livro comemorativo do centenário da marca criada por Shelby.