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IPVA 2023 SP: veja quando pagar a 2ª parcela de placas 1 e 2
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IPVA 2023 SP: veja quando pagar a 2ª parcela de placas 1 e 2

A segunda parcela, ou cota única sem desconto, do IPVA 2023 de veículos com placa final 1 registrados em São... leia mais

Tião Oliveira

10 de fev, 2023 · 5 minutos de leitura.

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IPVA 2023
Pagamento do imposto a prazo varia de 3 a 5 vezes, conforme o valor
Crédito:ERNESTO RODRIGUES/ESTADÃO

A segunda parcela, ou cota única sem desconto, do IPVA 2023 de veículos com placa final 1 registrados em São Paulo, vence neste sábado, 11. Porém, não há expediente bancário nos fins de semana. Assim, na prática, a taxa deve ser paga na segunda-feira, dia 13. A regra está no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-SP). A lógica é a mesma para os carros com placas de final 2, com vencimento no domingo, 12. Portanto, fique atento para não se confundir com as datas. Quem não pagar a parcela em dia, terá de quitar o saldo à vista, além de arcar com os juros por atraso.

Para os contribuintes que optaram pelo pagamento fracionado, o vencimento de todas as parcelas ocorre no mesmo dia dos meses correspondentes. Ou seja, no caso de carros com placa de final 1, será sempre no dia 11 – veja no quadro abaixo. O número de parcelas varia conforme o valor do imposto. Quem não fez o parcelamento e também não quitou o IPVA 2023 em janeiro, ainda pode ficar em dia com a Sefaz-SP. Porém, deverá pagar o imposto à vista.

Reprodução

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Onde consultar os valores

Conforme a Sefaz-SP, é possível saber os valores nos sites dos bancos, bem como em caixas eletrônicos. Para isso, o dono do carro deve informar o número do Renavam. A Fazenda Estadual também liberou a função em seu site. No mais, há outros canais para quem quer saber o valor do imposto. Entre eles está o portal do Sistema de Veículos (Sivei). No caso de parcelamento, o valor das prestações é sempre igual.

Outra novidade do IPVA 2023 em São Paulo é o WhatsApp do Poupatempo, que também está disponível para consulta. Nesse caso, o número é o (11) 95220-2974. Depois, deve-se selecionar o serviço de IPVA, digitar CPF e a senha do LoginSP. Por fim, é preciso informar tanto a placa quanto o número do Renavam.



Qual é a conta?

De acordo com a Sefaz-SP, o valor do IPVA 2023 em São Paulo vai de R$ 19,24 a R$ 577,9 mil. A alíquota do imposto para veículos novos e usados, inclusive, não mudou. Sendo 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.


Portanto, para conferir o valor total do IPVA 2023, basta pegar o valor venal do automóvel e multiplicar pela porcentagem da alíquota. Por exemplo: um carro de R$ 80 mil, pagará imposto de R$ 3.200. Além disso, o sistema mostra, de forma automática, o número de parcelas que ainda não foram pagas.

IPVA 2023
Gabriela Biló/Estadão

Formas de pagamento

À vista


  • Em fevereiro, sem desconto.

Parcelado sem desconto (apenas para cota mínima de R$ 68,52)

  • 3 vezes, de janeiro a março (IPVA entre R$ 205,56 e R$ 274,07);
  • 4 vezes, de janeiro a abril (IPVA entre R$ 274,08 e R$ 342,5);
  • 5 vezes, de janeiro a maio (IPVA acima de R$ 342,60).

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Oficina Mobilidade

Pneus murchos afetam desempenho e aumentam consumo

Calibragem deve ser feita toda semana com a pressão indicada pelo manual do proprietário do veículo

24 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A calibragem dos pneus é uma tarefa tão simples e, ao mesmo tempo, muito importante. Por isso, precisa ser realizada semanalmente. Além disso, deve seguir a pressão indicada pelo fabricante do veículo.

Normalmente, essa informação fica no manual do proprietário ou em algum lugar mais acessível do carro. Por exemplo: no batente da porta do motorista, bem como na parte de dentro da portinhola do tanque de combustível.

“Pneus com pressão abaixo da ideal atrapalham o desempenho, aumentam o consumo de combustível e comprometem a estabilidade e a segurança do veículo”, explica Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O que acontece com os pneus descalibrados?

Nessas condições, a borracha que entra em contato com o solo é maior do que deveria. “Isso eleva a temperatura do pneu e prejudica a durabilidade dos componentes da suspensão, assim como o próprio pneu”, explica.

Além do mais, com os pneus murchos, a banda de rodagem acaba cedendo. Com isso, somente as faixas externas e internas entram em contato com o piso. Assim, o desgaste fica totalmente irregular.

O pneu com mais área de contato com o solo amplia o esforço do motor, que vai gastar mais combustível. Em média, rodas descalibradas aumentam o consumo de combustível em 10% a 20%, podendo chegar a 50% em casos extremos.

Da mesma forma, estudos da NHTSA, órgão de segurança do trânsito dos Estados Unidos, demonstram que rodar com pneus subinflados ou gastos multiplica em até três vezes o risco de acidente. Isso porque os pneus afetam diretamente a frenagem, fazendo o carro se arrastar por uma distância maior do que deveria.

Pneus com pressão acima da ideal

Mas tome cuidado, pois o contrário também pode ser prejudicial. Pneus inflados acima da pressão recomendada deixam apenas a parte central em maior contato com o solo. Com isso, o desgaste será, da mesma maneira, irregular. Consequentemente, eles ficarão mais suscetíveis a furos.

“A pressão excessiva reduz a capacidade de frenagem, a dirigibilidade e, inclusive, a estabilidade em curvas e condições de rodagem”, diz Gomes.

Pneus cheios de ar ficam mais duros. Dessa forma, o carro tende a pular mais ao passar em obstáculos. Assim, afetam o trabalho da suspensão e, portanto, o conforto de quem está a bordo.

Então, é importante seguir algumas dicas para encher os pneus:

  • Procure calibrar sempre com os pneus frios. Quando estão mais quentes depois de rodar muitos quilômetros, eles tendem a ficar mais cheios do que realmente aparentam, devido à expansão do ar. Por isso, faça a calibragem logo de manhã.
  • Siga a recomendação do fabricante. Lembre-se de que a pressão não é única. Ela varia conforme o uso. Se for viajar com o porta-malas cheio, a pressão nos pneus traseiros é sempre um pouco maior.
  • O ideal é calibrar os pneus uma vez por semana. Contudo, se você costuma rodar pouco, faça isso após abastecer o carro.

Não se esqueça do estepe. Não é necessário calibrá-lo toda semana. Entretanto, é melhor deixá-lo em ordem para usar em caso de emergência.