O Palisade, SUV grande que pode levar oito pessoas, teve patentes registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pela Hyundai. Esse é um dos passos necessários para permitir a vinda de novos veículos ao mercado brasileiro. Assim, a data de estreia do modelo feito na Coreia do Sul pode estar próxima. Desde 2019, o Palisade vem sendo testado aqui – veja o flagrante publicado pelo Jornal do Carro. O curioso é que o direito de vender veículos importados da Hyundai no País é do Grupo Caoa.
Isso está previsto em um contrato assinado entre a empresa sul-coreana e o grupo brasileiro. Portanto, a Hyundai Motors Brasil (HMB) só pode vender aqui os carros que produz em Piracicaba (SP). É o caso da linha HB20, que inclui hatch e sedã, bem como do SUV Creta.
Atualmente, o único Hyundai importado que aparece no site da Caoa é o Tucson. Porém, o preço, por exemplo, não muda há mais de um ano. Seja como for, a empresa prepara uma nova investida com carros da marca sul-coreana. No País, o mais recente lançamento é o Ioniq.
Palisade e 51 cm maior que Tucson
Vale lembrar que o Grupo Caoa também oferece carros da japonesa Subaru no Brasil. Além disso, importa e produz modelos da chinesa Chery, por meio da marca Caoa-Chery.
Voltando ao Palisade, trata-se do maior SUV da Hyundai. Conforme dados da marca, são 4,98 metros de comprimento, 1,97 metro de largura e 1,75 m de altura. Bem como 2,9 m de distância entre os eixos. Assim, ele é 51 cm maior que o Tucson no comprimento, por exemplo.
Segundo a Hyundai, o Palisade tem motor 3.8 V6 a gasolina de 295 cv de potência e 36,1 mkgf de torque. O câmbio é automático de oito marchas. Há também o 2.2 turbodiesel de 200 cv. Por fim, o SUV tem tração integral e sistemas avançados de condução semiautônoma.
Seja como for, o Palisade registrado pela Hyundai é diferente do SUV flagrado em 2109. Isso porque o modelo recebeu atualizações em 2022. A novidade, que faz parte da linha 2023, foi revelada no Salão de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ou seja, no principal mercado do modelo no mundo.