As fortes chuvas que caíram sobre o litoral de São Paulo causaram mortes e grandes prejuízos materiais. Além disso, muita gente perdeu a casa e o negócio por causa das enchentes. Bem como documentos, algo fundamental para retomar a vida. Assim, as vítimas dessa tragédia ficarão isentas da cobrança de taxas para emitir a segunda via de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do RG. A medida é resultado de decreto aprovado neste domingo, 19, pelo governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos). Porém, só vale para documentos emitidos no Estado.
Seja como for, a medida foi criada após o Poder Público decretar estado de emergência em pelo menos cinco cidades do litoral paulista. São elas: São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Bertioga e Ubatuba. Esses municípios foram os mais impactadas pelas chuvas. De acordo com o Governo do Estado, o temporal inundou casas e houve deslizamentos. Como resultado, ainda há interdição de rodovias.
Como emitir a CNH e o RG grátis
Segundo o Detran-SP, os beneficiários da ação terão até 60 dias para solicitar a isenção da taxa. Logo em seguida, podem solicitar a emissão da segunda via dos documentos. A responsável pelo processo será a Prodesp, empresa de gestão do Programa Poupatempo. De acordo com o comunicado, a ideia é criar mutirões com as prefeituras dos municípios para agilizar o atendimento.
Os agendamentos para atendimento presencial nos postos de Bertioga e Caraguatatuba, o mais próximo à Ilhabela e São Sebastião, além de Guarujá e Ubatuba, vão ocorrer junto às prefeituras. De acordo com o Detran.SP, a ideia e oferecer inclusive serviço de transporte aos cidadãos. Antes, porém, vai ser preciso fazer um cadastro para atendimento de emissão de CNH, RG e Carteira de Trabalho.
Atenção na estrada
O Jornal do Carro lembra que, com as fortes chuvas aumentam também os riscos de acidentes de trânsito em vias urbanas e nas estradas. Portanto, o motorista deve redobrar a atenção ao volante. Isso porque sob as chuvas há redução da visibilidade e necessidade de maior espaço para frear. Assim, a dica é manter boa distância em relação ao veículo à frente. E, caso esteja difícil enxergar a via, o motorista deve procurar por um local seguro e alto e esperar o tempo melhorar. Veja outros cuidados que podem aumentar a sua segurança e a de sua família e amigos.