A Volvo anunciou mais uma rodada de investimentos em eletropostos no Brasil e aproveitou o evento para confirmar o novo SUV elétrico que integrará seu portfólio. De acordo com a marca, o modelo será revelado ainda neste ano (está previsto para 15 de junho) e terá pré-vendas antes de dezembro. Mas a estreia por aqui será no ano que vem. Assim, será o novo SUV de entrada da marca sueca, abaixo do atual XC40, que tem preço sugerido de R$ 329.950.
Ou seja, tudo leva a crer que o novato terá preços na faixa entre R$ 200 mil e R$ 300 mil. Ao Jornal do Carro, a Volvo afirmou que o nome do novo SUV de entrada ainda não está definido pela fabricante. Muitos, entretanto, apostam nas nomenclaturas EX30 ou EX40. O EX acompanha a nomenclatura do irmão EX90, que servirá de inspiração no desenho. Aliás, o grandalhão também terá pré-vendas neste ano na Europa e chegará ao Brasil em 2024.
Em relação à estética, o Volvo EX40 terá faróis iluminados por LEDs no estilo “Martelo de Thor” e lanternas que sobem pelas colunas traseiras. Especula-se que o comprimento do SUV – que deverá usar a plataforma SEA, desenvolvida com a chinesa Geely, atual proprietária da fabricante sueca – não ultrapasse os 4,30 metros. Ou seja, cerca de 15 centímetros menor que o XC40 e com o mesmo tamanho de SUVs compactos, como Honda HR-V e Hyundai Creta.
Nada se sabe sobre o conjunto elétrico, como motores e baterias. Entretanto, apesar de mais baixa, a autonomia não deve ficar tão aquém dos irmãos XC40 e C40 – em torno de 305 km. “Ele (o SUV) será bem seguro, com autonomia decente e bom tamanho”, detalhou o CEO da Volvo, Jim Rowan, durante evento no fim de janeiro.
Eletropostos
Para diminuir a deficiência de infraestrutura de recarga de carros elétricos no Brasil, a Volvo promete uma nova fase de investimentos. Após o anúncio da instalação de carregadores ultrarrápidos no fim de 2021 – 13 até o fim do primeiro semestre – a marca anuncia mais 15 eletropostos no País.
Com a segunda fase – que consumirá investimento de R$ 12 milhões -, a marca quer “promover infraestrutura não só aos clientes da marca, mas também para todos os proprietários de veículos elétricos no País. Essa é só a segunda fase, de um total de cinco”, diz Marcelo Godoy, diretor de finanças Volvo Cars América Latina e de operação de infraestrutura de carregamento Brasil.
Todos os carregadores, tanto os que já estão instalados, como os novos, têm monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana. De acordo com a Volvo, a central é capaz de acompanhar cada carregamento. Dá, a princípio, para reiniciar o equipamento à distância, garantindo que os clientes tenham a tranquilidade de chegar e conseguir carregar seus veículos.
Os eletropostos, que passam a ligar diversos Estados do Brasil (Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro), serão expostos em hotsite exclusivo da marca. Através da navegação pelo mapa, o sistema mostra o eletroposto mais próximo da localização do usuário. Ao passar o cursor por um dos pontos de localização com raio, por exemplo, o mapa revela o nome do eletroposto e o endereço. O site ainda traz um passo a passo de como usar o carregador e um vídeo, contando histórias e curiosidades.