A Volkswagen voltou a vender na Argentina o Tiguan Allspace, que chega renovado na linha 2023 com a atualização de meia vida que estreou em 2021 no México, país onde o utilitário tem produção. O SUV de 7 lugares tem mudanças discretas no visual, mas que o deixam alinhado em estilo com o restante da linha da marca alemã. E com a chegada ao mercado argentino, o novo Tiguan está prestes a voltar também ao Brasil.
Por aqui, o Tiguan Allspace saiu de cena no fim de 2021 com a promessa de retornar mais moderno no ano seguinte – e com versão híbrida. Agora, portanto, pode ser a hora. Mas ainda não há informações concretas sobre que configurações do modelo serão importadas para o Brasil. Tal como no país vizinho, possivelmente o SUV venha apenas na opção de topo de linha com sete lugares. Normal, uma vez que pode atrapalhar as vendas do irmão Taos.
O que muda no novo Tiguan Allspace 2023
Enquanto a VW define a estratégia de vendas para o mercado brasileiro, uma coisa é certa: o visual do SUV vai mudar. O modelo recebeu alterações na dianteira, com faróis, grade e para-choque redesenhados – destaque para a entrada de ar mais avantajada.
Na traseira, o Tiguan Allspace ganhou retoque no para-choque e o novo logotipo da VW, com visual 2D. Além disso, o nome “Tiguan” aparece em letras garrafais no meio da tampa do porta-malas, tal como os demais modelos da marca atualmente. Nas laterais, o SUV mexicano tem novas rodas de liga leve, mas o conjunto é menor que o anterior – passou de 19″ para 17″.
Já a lista de equipamentos está mais encorpada. Agora tem faróis com iluminação full LEDs, ar-condicionado automático com comandos sensíveis ao toque e sistemas semiautônomos de condução, como controlador de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal e frenagem automática de emergência, por exemplo.
A mecânica, por fim, deve permanecer intacta. Como há dois anos, o SUV traz sob do capô o motor 350 TSI. Trata-se do 2.0 turbo a gasolina capaz de gerar 230 cv de potência. O câmbio é automatizado com dupla embreagem de 7 marchas e a tração é integral 4Motion. Mas cabe lembrar que, na Argentina, o SUV de 7 lugares da Volkswagen contava com propulsores 1.4 turbo a gasolina e 2.0 turbodiesel, ambos, com potência máxima de 150 cv.
Com a renovação, o Tiguan Allspace 350 TSI 4Motion tem preço de 20.285.000 pesos no país vizinho, valor equivalente a R$ 518 mil na conversão direta. No Brasil, entretanto, o preço deverá ser bem abaixo disso, com valores entre R$ 250 mil e R$ 350 mil. Acima disso, somente se vier em versão híbrida. Ainda assim, caso venha muito caro, o SUV terá dificuldades para desafiar o Jeep Commander, que tem produção em Goiana (PE).