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Ford Edge de 7 lugares tem tamanho e motor de Maverick; veja as fotos
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Ford Edge de 7 lugares tem tamanho e motor de Maverick; veja as fotos

Maior que o Jeep Commander, novo Ford Edge tem os 5 metros da picape Maverick; SUV de 7 lugares chega em abril com motor 2.0 turbo de 253 cv

Eugênio Augusto Brito, Especial para o Jornal do Carro

19 de mar, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Novo Ford Edge SUV 7 lugares
Nova geração do Ford Edge é exclusiva da China, mas SUV de 7 lugares seria boa opção para a marca no Brasil
Crédito:Ford/Divulgação

Dois meses após ter as primeiras imagens reveladas, o novo Ford Edge para até sete passageiros está em pré-venda na China, ostentando o tamanho da picape Maverick, mais espaço interno que o Jeep Commander e uma enorme tela com resolução 4K no painel. Nesta geração, o SUV grande é feito exclusivamente para o mercado chinês pela Chagan Ford. As entregas começam em abril, com a versão híbrida no segundo semestre.

A ficha técnica do novo Ford Edge é um destaque, com especificações semelhantes às da picape intermediária Maverick. O comprimento é o mesmo da picape, com 5 metros no total, enquanto o entre-eixos é um pouco mais curto, com 2,95 m. Assim, o Edge L é 13 centímetros maior que o Jeep Commander, com 15 cm a mais no entre-eixos. Ou seja, só perde para o Kia Carnival, de R$ 500 mil, que tem o mesmo espaço e comprimento de 5,15 m.



Ford Edge L 2024
Ford Edge L (Divulgação/Ford)

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Motor turbo da Maverick

Da mesma forma, vem da Maverick o motor EcoBoost 2.0 GTDi a gasolina, com 253 cavalos (a 5.500 rpm) e torque de 38,7 mkgf (a 3.000 rpm). Em seguida, virá o sistema E-Hybrid Ecoboost de 5ª geração, com construção de alumínio, injeção direta e indireta e apoio elétrico para gerar 278 cv e 45,88 mkgf.

Ford Edge L 2024
Ford Edge L (Divulgação/Ford)

A montadora promete consumo de 16 km/l e autonomia de 1.188 km (no ciclo WLTC). O tamanho do tanque é desconhecido, mas deve ter em torno de 75 litros. Em ambos, o câmbio é automático de oito marchas com tração integral e modo “Low” para freio-motor, tal como na Maverick.


Ford Edge L 2024
Ford Edge L (Divulgação/Ford)

Painel tem tela 4K gigante

De acordo com a Ford, o interior do novo Edge promete conforto e tecnologia de ponta, com uma enorme tela com resolução 4K sensível ao toque para o multimídia. A tela tem 27 polegadas, formato retangular (widescreen) e substitui praticamente todos os botões do painel central. Mas, curiosamente é gerenciada pelo sistema Sync 2.0, enquanto lançamentos recentes – como a picape grande F-150 – já usam o software Sync 4.0.

Ford Edge L 2024
Ford Edge L (Divulgação/Ford)

Só que a tela do painel de instrumentos é comum, com 12,3″. Logo à frente, o volante acumula a maior parte das teclas físicas da cabine. Além disso, um console central flutuante abriga alavanca do câmbio e bandeja de carregamento sem fio para celulares, com construção minimalista. Finalmente, o novo pacote ADAS, com assistentes semiautônomos, tem 20 funções. Teto solar panorâmico e som premium da Bang & Olufsen equipam a versão de topo.

Ford Edge L 2024
Ford Edge L (Divulgação/Ford)

Bancos centrais deitam automaticamente

Segundo a fabricante, o Edge L tem 7 lugares na configuração 2-2-3. Primeira e segunda fileiras contam com poltronas individuais, enquanto a terceira é inteira e bipartida, com mais três lugares. Entretanto, a segunda fileira é diferenciada, e tem a opção de reclinar eletricamente os bancos e elevar os apoios de pés ao toque de um botão.


Ford Edge L 2024
Ford Edge L (Divulgação/Ford)

Por enquanto, não há dados sobre o porta-malas, nem preços para o consumidor chinês. Ainda assim, o Ford Edge L terá a versão padrão e uma ST, mais esportiva. Mas vale lembrar que o SUV Edge ST, importado do Canadá com 335 cv e 5 lugares, saiu de linha no Brasil em 2021. E esse novo Edge seria uma ótima opção para o mercado brasileiro.

FORD MAVERICK LADO A LADO COM A IRMÃO RANGER

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.