Uma das maneiras de se medir o sucesso das montadoras no mercado é conferir a lista dos carros mais vendidos. Afinal, o ranking revela a temperatura na disputa entre as marcas, bem como mostra quais os modelos preferidos do público local. Mas não é só. A tabela, que é atualizada mensalmente pela Fenabrave, também aponta a estratégica de cada fabricante ao trazer os carros com maior volume em nosso mercado.
Por exemplo, a picape Fiat Strada – que é a líder de vendas desde 2021, quando ganhou a atual geração – é naturalmente o modelo mais emplacado da marca italiana no País. No caso da Chevrolet, o hatch Onix e o sedã Onix Plus são os que têm maior saída. Já na Renault, o mais vendido é o hatch Kwid, carro mais barato do País. Enquanto isso, na Jeep o Compass é o atual campeão, e na Toyota, o modelo com maior saída é o SUV Corolla Cross.
Confira a seguir a lista dos três veículos mais emplacados do País por marca, segundo dados da Fenabrave. Os dados incluem as marcas que conseguiram emplacar três modelos entre os 50 carros mais vendidos de 2023.
Chevrolet
Na lista de mais emplacados até Fevereiro/2023, a GM ocupa a primeira colocação com o Onix, que na versão hatch ocupa a posição de carro mais vendido da marca. Foram emplacados 13.246 unidades. Já o Onix Plus, variante sedã do modelo, responde por 11.289 unidades. Em terceiro lugar vem o Tracker, SUV compacto, com 9.055 unidades.
Fiat
A Fiat Strada lidera a lista de mais vendidos do país, um feito inédito para a marca. Até então, a picape vendeu 13.837 unidades, o suficiente para abrir vantagem sobre o Chevrolet Onix. Logo em seguida vem o Argo, com 8.817 unidades, seguido do Mobi, hatch mais barato da montadora, com 8.252 carros.
Volkswagen
A Volkswagen é velha conhecida da lista. A marca já figurou como a mais vendida por muitos anos, graças a nomes como Fusca e Gol, sucessos de venda. Hoje, seu modelo mais vendido é o SUV compacto T-Cross, com 8.748 unidades. Em seguida vem o Polo, modelo que atualmente substitui o Gol na linha, com 5.877 carros. Logo após vem o Nivus, que por pouco não toma o lugar do irmão de plataforma, com 5.784 unidades.
Jeep
A marca do grupo Stellantis tem bons números de venda no Brasil, e os números de venda não deixam dúvidas. Por exemplo, o campeão de vendas da Jeep é o modelo Compass, com 8.569 unidades até então. Logo em seguida vem o Renegade, com 6.068 carros, seguido do Commander, com 2.866 unidades.
Hyundai
A marca coreana tem como carro chefe o SUV Creta, que vendeu 9.575 unidades este ano. Em segundo no ranking vem o HB20, com 7.832 unidades, seguida da variante sedã, o HB20S, com 2.782 carros.
Renault
O veículo mais vendido da Renault atualmente é o Subcompacto Kwid, com 7.134 unidades. Em seguida está o SUV Duster, com 3.647, e logo após o hatch Sandero, com apenas 880 carros.
Toyota
A marca japonesa tem como mais vendido o Corolla, mas não a versão sedã. O SUV Corolla Cross responde por 5.939 unidades, seguido pelo sedã, com 5.085 carros. Em terceiro está o Yaris hatch, com 3.648 unidades vendidas.
Honda
Concorrente direta da Toyota, a Honda emplacou 2.674 unidades do City, na versão hatch. Surpreendentemente, ela é mais procurada que o sedã, que vendeu 2.175 unidades. O SUV HR-V ocupa o espaço entre os dois carros, em termos de vendas, com 2.407 carros vendidos.
Caoa Chery
Por último, porém não menos importante, vem a Caoa Chery. Sua linha de SUVs Tiggo é a responsável por colocar a empresa no mapa dos mais comprados do País, onde o Tiggo 8 vendeu 1.165 unidades até então. Em segundo vem o Tiggo 7, com 747 carros, seguido do Tiggo 5, com 586 unidades.
O Jornal do Carro está no Instagram, confira!