Você está lendo...
Citroën vai revelar novo Aircross de 7 lugares no Brasil em 27 de abril
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Citroën vai revelar novo Aircross de 7 lugares no Brasil em 27 de abril

Cotado para se chamar C3 Aircross, novo SUV da Citroën deverá ter opções de cinco ou sete lugares, e motores 1.6 aspirado e 1.0 turbo flex

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

05 de abr, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Citroën
C3 Aircross é um veículo do projeto C-Cubed, voltado à Índia e América do Sul, e dará origem a um sedã compacto
Crédito:Carcoops/Divulgação

A Citroën confirmou que vai revelar, no próximo dia 27 deste mês de abril, um novo SUV feito no Brasil e que será um modelo global. Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o carro em questão é a nova geração do Aircross. Entretanto, desta vez o SUV compacto virá maior e com opções de cinco e sete lugares, para disputar com o Chevrolet Spin.

Apesar de conhecido como C3 Aircross, o nome do SUV que terá produção em Porto Real (RJ) ainda é incerto. Por ora, a Citroën o chama de “Projeto CC24”, conforme reportagem do Autos Segredos. No entanto, acredita-se que o modelo (desenvolvido pelas equipes de Índia e Brasil, países onde passa por fases de testes) terá duas opções de motor.



Citroën C3 Aircross
Flagra feito na Índia mostra o novo C3 Aircross em testes (Autocar India)

Publicidade


Especulações apontam que, nas versões mais baratas, oferecerá motor 1.6 aspirado de 120 cv e 15,7 mkgf atrelado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. Outra opção é o propulsor 1.0 Turbo Flex de três cilindros – o mesmo que equipa a dupla Fiat Pulse e Fastback. Afinal, vale lembrar, ambos SUVs pertencem à Stellantis. Este gera 130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque máximo com o câmbio CVT de 7 marchas.

Outro ponto ainda incerto são os nomes das versões de acabamento. No entanto, espera-se que o novo Aircross mantenha o padrão do C4 Cactus. Ou seja, o SUV deverá ter as opções Live, Feel, Feel Pack e a topo de linha Shine.

O que deve oferecer?

Tal como o C3, o novo Aircross terá apenas quatro airbags de série em todas as versões. No mais, controles de tração e de estabilidade e assistente de partida em rampas fazem parte da lista. De acordo com flagra feito na Índia, o SUV compacto terá quadro de instrumentos digital, central multimídia e Head-Up display dentre as tecnologias.


NOVO CITROËN C3 TEM PREÇO DE KWID E TAMANHO DE SANDERO

Quanto ao visual, os flagras feitos no Brasil dão conta de que o SUV terá barras no teto, bem como plástico preto nos para-lamas e soleiras das portas. De acordo com projeções do site Carcoops (imagem em destaque), os faróis se conectam ao logotipo da Citroën. Já a grade dianteira se divide em duas partes. Como no C3, o Aircross deverá manter as lanternas em formato quadrado.

Além disso, a nova plataforma modular CMP permitiu aumentar o balanço traseiro, que deverá medir cerca de 4,30 metros de comprimento. Assim, ficará na média de outros SUVs compactos, como Hyundai Creta, Jeep Renegade, Nissan Kicks e VW T-Cross, entre outros.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
VW POLO TRACK “PELADO” POR R$ 80 MIL SERÁ QUE VALE?
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.