Você está lendo...
Novo Nissan Kicks é flagrado em testes com camuflagem pesada
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Novo Nissan Kicks é flagrado em testes com camuflagem pesada

Segunda geração do SUV compacto Nissan Kicks deve adotar visual diferenciado e oferecer opção mecânica híbrida e-Power no mercado brasileiro

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

06 de abr, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Kicks
Ainda não há previsão de chegada da próxima geração do Kicks
Crédito:@kindelauto/Reprodução

Já tem um tempo que o sistema híbrido e-Power é esperado no Nissan Kicks vendido no Brasil. Realidade lá fora há alguns anos, a tecnologia – que até já recebeu atualização (veja detalhes abaixo) – deve equipar o SUV de produção nacional apenas em sua nova geração. E a Nissan parece já trabalhar nela. Já não era sem tempo, afinal, o modelo chegou ao mercado em meados da década passada, logo, está na hora de ganhar atualização.



Quem dá os indícios é o perfil @kindelauto, do Instagram, que publicou fotos de flagras do modelo rodando pelas ruas de Detroit (Estados Unidos). A princípio, a própria publicação questiona se este seria o Juke ou o Kicks. Entretanto, mesmo sob forte camuflagem, dá para arriscar que o modelo se trata do SUV compacto, que promete renovação profunda.

@kindelauto/Reprodução

Publicidade


A começar pela dianteira, ao contrário do modelo atual, o novato terá grade do radiador reta – à lá Fiat Pulse. O componente também parece menor e, assim, não chega a “colar” na grade inferior. Os faróis parecem finos, e acompanhados por luzes de LEDs. Já as laterais apresentam rodas com três “lâminas” que, certamente, são provisórias. Desta vez, a larga coluna C deve ganhar vidro vigia.

Por fim, a parte de trás mantém a caída do teto em direção à traseira e, também como atualmente, um grande aerofólio no topo da tampa do porta-malas. Entretanto, o SUV apresenta lanternas bem grandes e formato verticalizado. Mas ainda é cedo para falar em detalhes, afinal, esse tipo de camuflagem costuma esconder pegadinhas. Do lado de dentro, nada foi fotografado, mas pelo para-brisa dá para ver que a Nissan deve investir em radares e câmeras para assistência a condução.

Kicks
@kindelauto/Reprodução

E-Power em detalhes

Nada ainda está confirmado pela Nissan, mas, provavelmente, o sistema híbrido e-Power deve acompanhar o Kicks de nova geração. A princípio, o conjunto mecânico funciona como um carro elétrico. Afinal, utiliza um pequeno motor a combustão (1.2 três cilindros aspirado com 79 cv que, no Brasil, será flex) que trabalha exclusivamente para alimentar o motor elétrico. Ou seja, não traciona as rodas.

Após a atualização, realizada pela marca no Japão, em julho do ano passado, o SUV ficou mais potente. Subiu de 127 cv para 134 cv. O torque, por sua vez, pulou de 26,5 mkgf para 28,5 mkgf. Desse modo, potência e torque cresceram, respectivamente, 5% e 7%.

A bateria do sistema híbrido também aumentou, assim, a capacidade de armazenamento passou de 1,57 kWh para 2,06 kWh – 6,4% mais eficiente que antes. Dessa forma, a autonomia do SUV chega à 960 km. Resultado, o consumo médio supera os 30 km/l.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.