Você está lendo...
ICMS único: veja o quanto vai subir o preço da gasolina e do etanol
Mercado

ICMS único: veja o quanto vai subir o preço da gasolina e do etanol

A partir de 1º de julho, ICMS sobre os combustíveis será o mesmo em todo o País, com valor de R$ 1,45, e vai encarecer a gasolina e o etanol

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

04 de abr, 2023 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

gasolina barata preço combustíveis
Gasolina teve maior alta, etanol teve baixa e é mais procurado
Crédito:DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

Abastecer o carro tem sido motivo de preocupação para muitos motoristas. Com o sobe e desce do preço dos combustíveis, está difícil saber qual a opção é mais vantajosa na hora de completar o tanque. Por isso, monitorar os valores da gasolina e do etanol se tornou essencial. Mas, a partir de 1º de julho, conforme decisão recente do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o governo passará a cobrar o ICMS em alíquota única de R$ 1,45.

Ou seja, o preço da gasolina e do etanol em breve voltarão a subir. E não será qualquer reajuste. A alta nos valores do litro de ambos os combustíveis (conforme a tabela abaixo) será bastante razoável e chegará a R$ 0,60 em alguns estados como, por exemplo, Amapá, Goiás e Rio Grande do Sul. Em São Paulo, o reajuste com ICMS único será de R$ 0,56, ou seja, uma alta de 11,45% no valor do litro da gasolina na bomba, segundo projeção da Fecombustíveis.



Veja o valor do ICMS por Estado

EstadoICMS atual*Acréscimo com ICMS único*
Acre0,950,50
Alagoas1,070,38
Amapá0,850,60
Amazonas1,090,36
Bahia0,910,54
Ceará1,140,31
Distrito Federal1,020,43
Espírito Santo0,900,55
Goiás0,840,60
Maranhão0,870,58
Mato Grosso0,930,52
Mato Grosso do Sul0,870,58
Minas Gerais0,920,53
Pará0,890,56
Paraíba0,900,55
Paraná1,010,44
Pernambuco0,930,52
Piauí1,230,22
Rio de Janeiro0,940,51
Rio Grande do Norte1,010,44
Rondônia0,930,52
Rio Grande do Sul0,850,60
Roraima1,050,40
Santa Catarina0,940,51
São Paulo0,890,56
Sergipe0,950,50
Tocantins0,950,50
*Valores em reais (R$); Fonte: Fecombustíveis

Publicidade


impostos combustível ICMS
Álcool sofre ligeira queda, gasolina tem aumento no preço (CLAUDIO TEIXEIRA/ESTADÃO)

Reoneração dos combustíveis encareceu gasolina

Segundo análise da Sem Parar, empresa de pagamento eletrônico via tag, a gasolina comum foi o combustível que mais subiu após a reoneração no fim de fevereiro. O estudo foi realizado entre os dias 1º de janeiro e 30 de março com clientes na cidade de São Paulo, mas aponta também a variação de preços em outras capitais, como o Rio de Janeiro. Nesse sentido, usou como base 23 milhões de litros em abastecimentos feitos por usuários da tag.

Assim, após 30 dias da volta dos tributos federais nos combustíveis, o preço médio da gasolina comum subiu R$ 0,36 na capital paulista, e o etanol teve aumento de R$ 0,09. Ou seja, o valor do litro do combustível fóssil, que era de R$ 4,91, saltou para R$ 5,27, um aumento de 7,3% no preço médio na bomba.


Para quem usa gasolina aditivada, por exemplo, o valor saltou de R$ 5,32 para R$ 5,61, um acréscimo de R$ 0,29 na conta, o que corresponde a um aumento de 5,45% no valor do litro. Uma má notícia para os proprietários de veículos antigos, que preferem o combustível com aditivos, por exemplo.

Dessa maneira, entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro, o ticket médio do abastecimento com gasolina comum era de R$ 146,07. Mas, com o retorno dos tributos, o valor passou a R$ 155,40, um aumento de 6,4%. Já o tanque de gasolina aditivada saltou de R$ 160,73 para R$ 171,08, também com 6,4% de aumento.

Etanol subiu menos com tributação

O etanol teve menor incidência de tributos, por exemplo. O preço médio do combustível derivado da cana-de-açúcar, em sua versão aditivada, foi de R$ 4,10 para R$ 4,19, um aumento, portanto, de R$ 0,09 por litro. Assim, a alta ficou na casa de 2,2%. Já o etanol comum apresentou queda: o litro baixou de R$ 3,73 para R$ 3,71, com redução de 0,54%.


Dessa forma, o etanol sentiu menos as elevações no valor médio gasto por tanque. Assim, quem abasteceu com álcool aditivado passou a pagar R$ 120,62 em vez de R$ 117,23, um aumento de 2,9%. E quem optou pelo álcool comum arcou com aumento de 2,3%. Ou seja, a conta foi de R$ 107,87 para R$ 110,34 por tanque, em média.

CONHEÇA CINCO DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL AO VOLANTE

Comparativos e o golpe da gasolina barata

Ainda segundo análise da Sem Parar, o preço médio do litro de gasolina aditivada ficou 6,45% acima do valor da gasolina comum, após a reoneração dos combustíveis. Já o etanol aditivado ficou 13% acima da comum.


Aliás, os donos e usuários de veículos flex estão abastecendo com etanol em vez de gasolina, revela o levantamento. Desde 1º de março, o índice de pessoas que utilizam álcool em seus carros é de 33%. Antes da volta dos impostos, o índice era, então, de 30%. Já a demanda pela gasolina caiu de 70% para 67% nos abastecimentos no mesmo período.

Mas é preciso cautela na hora de encher o tanque. Conforme denunciamos no JC, postos de abastecimento em São Paulo passaram a anunciar valores promocionais. Assim, em vez do preço do litro na bomba, destacam o valor da gasolina e do etanol com desconto que exige aplicativo no celular e cadastro em programa de vantagens. Confira a reportagem sobre o golpe da gasolina barata e fique atento às letras miúdas nos anúncios.

O Jornal do Carro está no Instagram, confira!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”