Quanto mais o tempo passa, mais a Mini se distancia de suas origens. E não estamos falando apenas dos SUVs que a marca já acrescentou ao portfólio, ou mesmo da discrepância de medidas que já não justificam o termo “mini”, e sim do próprio Cooper que a cada geração traz novos elementos ao design. Em flagras recentes, feitos em Los Angeles (EUA) e publicados no site Auto Express, é notável a mudança no estilo clássico do hatch.
Embora mantenha a essência, o Mini Cooper 2024 – flagrado sem qualquer disfarce durante sessão de fotos – aparece na configuração elétrica S, desenvolvida na China em parceria com a Great Wall Motors. Os modelos a combustão continuam fabricados na planta de Oxford, no Reino Unido.
Longe das raízes
Entretanto, antes de falar de motor, cabe destacar o que o hatch traz de novidades em relação ao visual. Ao contrário do habitual, vamos começar pela parte de trás. Mais precisamente pelas lanternas. Se o formato ovalado que abrigava detalhes da bandeira da Inglaterra nas disposições de luzes já causou um choque na geração atual, agora, as mudanças foram ainda mais profundas. O formato das peças passa a ser pontiagudo e, entre ambas, há uma faixa preta. Mas não ficou tão harmônico como Peugeot 208 e Chevrolet Montana, por exemplo. Inusitado ou moderno? Só a resposta do público dirá.
Já a dianteira não deixa dúvidas que se trata de um Mini. Permanecem em cena os faróis arredondados. Tem, apenas, nova assinatura luminosa e disposição de luzes diferenciada. Parece mais bicudo e, por ser elétrico, a grade é mais fechada.
Nas laterais, o Mini Cooper está mais parrudo, tem rodas maiores e maçanetas integradas à carroceria. E o pessoal do design ampliou a área envidraçada a fim de esconder as colunas “B” e “C”. Ficou moderno. O comprimento não mudou: 3,80 metros. Além do modelo das fotos, com carroceria duas portas, a Mini também vai oferecer versões quatro portas e conversível.
Sem quadro de instrumentos?
Por dentro, nada de revelações oficiais. No entanto, já foi dito que há clara evolução em relação ao modelo atual. De acordo com o Auto Express, haverá nova tela central – que continua em formato circular. O painel será mais limpo. Não haverá quadro de instrumentos. Apenas um head up display, que projetará as principais informações (carro/condução) no para-brisa. O volante de dois raios também é novo.
Já na parte mecânica, portanto, o novo Cooper terá configurações a gasolina (usando o conhecido motor de 1,5 litro atual) e a baterias. Esta última, na versão S, tem 40 kWh e, desse modo, garante autonomia de até 322 km. Na variante SE, o componente tem 54 kWh e permite rodar aproximadamente 400 km. A estreia deve acontecer dentro de dois meses. Já os modelos a gasolina devem chegar ao mercado até o começo de 2024.