Você está lendo...
Onix Plus, Cronos, HB20S: os sedãs mais vendidos do primeiro trimestre
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Onix Plus, Cronos, HB20S: os sedãs mais vendidos do primeiro trimestre

Lista dos dos sedãs mais emplacados do Brasil tem opções compactas, caso do Onix Plus, na liderança, bem como Corolla e até o BMW Série 3

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

13 de abr, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Lista dos sedãs mais vendidos segundo a Fenabrave tem nomes conhecidos como Onix Plus, Fiat Cronos e VW Virtus
Crédito:Montagem/Rodrigo Tavares/Jornal do Carro

Ainda relevantes no Brasil, os sedãs disputam de forma acirrada com os SUVs o interesse do consumidor. Para famílias que precisam de espaço, os sedãs têm a vantagem do amplo porta-malas, por exemplo. Além disso, eles podem ser bem mais econômicos que que os, vá lá, utilitários.

Por isso, com base em dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias, listamos os modelos mais vendidos da categoria o primeiro trimestre de 2023. O ranking de sedãs contempla opções de compactos, médios e grandes. Assim, inclui modelos de marcas como Chevrolet, Volkswagen, Fiat e BMW, entre outras. Confira o abaixo:



1°- Chevrolet Onix Plus

Chevrolet
Chevrolet

Publicidade


A versão sedã do Onix acompanha o hatch no bom ritmo de vendas. Segundo carro mais vendido do País no último trimestre, ele é, também, o campeão da categoria. Por isso, o modelo registrou 18.392 unidades emplacadas, entre janeiro e março deste ano. A versão com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de 6 marchas, por exemplo, também tem excelentes médias de consumo. Segundo o Inmetro, é o sedã mais econômico do País.

2°- Toyota Corolla

Ioniq
Toyota

Aposta segura no segmento dos médios, o Corolla é o segundo sedã mais vendido do Brasil. O Toyota está disponível em versões com motor só a combustão e também híbrida, com propulsor flex. Nesse caso, pode rodar até 17,9 km/l na cidade, com gasolina. Segundo a Fenabrave, foram 8.950 unidades emplacadas nos três primeiros meses de 2023.


3°- Fiat Cronos

O sedã compacto da Fiat, vai muito bem nas vendas do segmento. O modelo fabricado em Betim (MG), teve 7.576 vendas no acumulado do ano. Nesse sentido, colabora, além do baixo consumo, o amplo porta-malas. De acordo com a marca, o bagageiro do Cronos tem bons 509 litros de capacidade.

4°- Hyundai HB20S

Novo Hyundai HB20S preço
Diogo de Oliveira/Estadão

Quarto sedã mais vendido do País, o Hyundai HB20 S é a aposta da marca sul-coreana no segmento. E a fórmula é bem acertada. Afinal, o modelo somou 4.807 emplacamentos no acumulado do trimestre. Porém, o carro pode mudar em breve. Nesse sentido, deve compartilhar elementos do Verna, que é oferecido pela Hyundai na Índia.

5°- Honda City

Sedãs
Honda

Com boa reputação entre os consumidores brasileiros, o Honda City é o sedã mais barato da marca por aqui. Contudo, quando o assunto é consumo de combustível ele é o quinto mais econômico da categoria, segundo dados do Inmetro. Seja como for, de janeiro a março o compacto registrou 3.424 vendas. meses.


6°- Toyota Yaris Sedã

Sedãs
Toyota

O modelo da Toyota é a porta de entrada da marca para quem deseja um sedã. Segundo a Fenabrave, foram vendidas 2.804 unidades de janeiro a março no Brasil.

7°- Volkswagen Virtus

Sedãs
Jady Peroni/Estadão

O Virtus, versão sedã do Volkswagen Polo, foi reestilizado no início deste ano e ganhou novas versões. Com isso, a marca busca aumentar as vendas do modelo. Conforme a Fenabrave, o carro teve 2.666 emplacamentos no primeiro trimestre.

8°- Nissan Versa

Opção da Nissan para quem deseja um sedã, o Versa é uma boa opção no segmento de compactos. Com motor 1.6 flex de até 114 cv de potência e 15,5 mkgf de torque, o carro teve 1.424 unidades vendidas no Brasil de janeiro a março.


9°- BMW 320i

Sedãs
BMW

Modelo mais caro da nossa lista, o a BMW Série 3 é um ícone da marca alemã. No acumulado dos três primeiros meses de 2023, o sedã alemão, que parte de R$ 315.950, teve 1.135 unidades vendidas.

O Jornal do Carro está no Instagram, confira!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.