O Citroën Aircross está no forno. De acordo com a marca, o SUV vai ser lançado no próximo dia 27 de abril, em São Paulo. Com opções de cinco e sete lugares, trata-se de um modelo global do chamado projeto C-Cubed, voltado a mercados emergentes. Por ora, não há imagens da novidade no Brasil. Porém, o carro foi flagrado na Índia e dá para ver detalhes da lateral da carroceria. Assim, é possível ter uma ideia mais clara sobre seu tamanho.
Com base nas imagens, o site indiano RushLane fez estimativas sobre as medidas do novo SUV. A conclusão é de que ele será bem maior do que o hatch C3, que mede 3,98 metros de comprimento. Afinal, a traseira acomoda a terceira fila de bancos. Dessa forma, a expectativa é de que o modelo tem cerca de 4,20 m. Assim, o porte é similar ao do Volkswagen T-Cross, que tem 4,19 m. Assim, também terá medidas similares às de SUVs compactos como Hyundai Creta, Jeep Renegade e Nissan Kicks.
Citroën Aircross com motor de Fiat
Apesar de ser conhecido como C3 Aircross, o nome do SUV que vai ser feito em Porto Real (RJ) ainda não foi confirmado pela Citroën. No entanto, acredita-se que o modelo, desenvolvido pelas equipes de Índia e Brasil, países onde o carro foi testado, terá duas opções de motor.
Segundo rumores que circulam no mercado, as versões mais baratas terão o 1.6 flexível. Ou seja, com potência de até 120 cv e torque de 15,7 mkgf. Nesse caso, o câmbio poderá ser o manual de cinco ou o automático de seis velocidades. Nas de topo, virá o 1.0 Turbo flexível de três cilindros que equipa a dupla Fiat Pulse e Fastback. Afinal, as duas marcas pertencem à Stellantis. Assim, são até 130 cv e 20,4 mkgf e câmbio automático CVT que simula sete marchas.
Detalhes exclusivos
Quanto ao visual, as imagens feitas até o momento mostram que o SUV Aircross terá leves diferenças em relação ao hatch. Esse é o caso, por exemplo, dos para-choques maiores. Assim como das barras no teto e das rodas com desenho exclusivo. De acordo com projeções do site Carscoops (abaixo), a grade, formada por duas barras horizontais, conectam os faróis ao logotipo da Citroën. Assim como ocorre no hatch C3, o Aircross deverá manter as lanternas traseiras com formato quadrado.
Por dentro, o C3 Aircross deve seguir a cartilha dos irmãos maiores C4, C4 X e C5 Aircross. Assim, o quadro de instrumentos deverá ser digital. Bem como haverá head-up display, que projeta informações do carro no para-brisas, e central multimídia com tela grande. Além disso, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assim como assistente de partida em rampas, fariam parte da lista de equipamentos. Por fim, o carro deverá ter apenas quatro air bags de série em todas as versões.