Recentemente, o Jornal do Carro noticiou que a Seres vai oferecer no Brasil os SUVs 3 BEV, 5 EVR e 7. Os modelos sequer caíram no conhecimento do público e já têm companhia. A próxima cartada da marca chinesa é desenvolver com a Huawei, que a controla, outros veículos movidos a eletricidade..
Juntas, Seres e Huawei prometem, portanto, lançar o primeiro produto desta nova fase ainda em 2023. Trata-se de um novo modelo equipado com dois sistemas de última geração da Huawei. De acordo com comunicado da Seres, “um de propulsão inteligente e outro de assistência ao motorista”. No Brasil, o resultado será visto no Seres 5, que deve chegar em julho. Para quem não se lembra, trata-se de um SUV com dois motores elétricos, um em cada eixo, potência de 584 cv e torque de 97,8 mkgf de torque.
Conforme a Seres, a meta é produzir 1 milhão de carros elétricos até 2026 com a ajuda da Huawei. Para isso, a fabricante reunirá recursos industriais e, ademais, promoverá a aplicação de novas tecnologias, materiais e processos em modelos cooperativos.
A princípio, os dispositivos da Huawei fornecerão vantagens para um design inteligente, digital e de melhor experiência do usuário, incluindo propulsão inteligente de ponta e cabine equipada com HarmonyOS. Este é o nome do sistema operacional desenvolvido pela Huawei.
Nesse ínterim, as duas empresas vão construir um centro de inovação conjunto, para desenvolver novas tecnologias. A validação dos termos dessa fase foi feita pelo presidente do Grupo Seres, Zhang Xinghai. Bem como o CEO da unidade de negócios de carros inteligentes da Huawei, Yu Chengdong.
História
Ainda pouco conhecida, a Seres é chinesa. A marca recebeu investimentos dos grupos empresariais chineses Dongfeng e Sokon. Entretanto, em 2021 passou a ser controlada pela Huawei, que fornece tecnologias como softwares, sistemas de chip único e de assistência ao motorista, assim com sensores. Atualmente, a marca conta com mais 1.000 patentes nos Estados Unidos e na China.