Você está lendo...
Range Rover Sport PHEV híbrido chega ao Brasil com preço milionário
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Range Rover Sport PHEV híbrido chega ao Brasil com preço milionário

Versão do Range Rover com baterias recarregáveis em tomadas roda mais de 100 km no modo elétrico, tem autonomia de 740 km e duas opções de acabamento

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

19 de abr, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Novo Ranger Rover Sport PHEV roda mais de 100 km no modo 100% elétrico
Crédito:Divulgação/Land Rover

Lançado há cerca de seis meses no Brasil, a nova geração do Range Rover Sport passa a ser oferecida também em versão híbrida plug-in (PHEV). Ou seja, as baterias que alimentam o motor elétrico com potência de 105 kW podem ser recarregadas em tomadas. Conforme adiantado pelo Jornal do Carro, essa versão também traz um 3.0 a gasolina. Como resultado, o conjunto gera 510 cv e 71,3 mkgf de torque. Segundo a Land Rover os preços vão de R$ 985.750 a R$ 1.013.950.

Conforme a marca, a autonomia total chega a 740 km. Porém, ao rodar apenas no modo 100%, as baterias de 38,2 kWh garantem até 113 km. Ou seja, são suficientes para que 75% das viagens da maioria de seus proprietários sejam completadas. Além disso, a SUV acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. Por fim, em todas as versões o câmbio é automática de oito velocidades e a tração, integral.  

Modelo foi completamente renovado e chegou ao Brasil há cerca de seis meses; Fotos: Land Rover

Publicidade


O sistema híbrido plug-in está disponível para duas configurações de acabamento: Dynamic HSE e First Edition. As primeiras unidades do Ranger Rover Sport PHEV já estão disponíveis. Segundo a mara inglesa, uma variante 100% elétrica do SUV vai ser lançada até o fim de 2024.



Linha ampla

Seja como for, a nova opção se junta à MHEV, cujo conjunto híbrido leve inclui motor turbodiesel. Essa, por sua vez, estreou no Brasil em outubro de 2022 com quatro opções de acabamento. Ou seja, Dynamic SE e HSE, com motor 3.0 turbo de seis cilindros. De acordo com a marca, a potência é de 350 cv e o torque, de 71,3 mkgf. Como resultado, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.

Depois delas, na escala crescente de preços, vem a P530 First Edition. Feita apenas durante o primeiro ano de produção do SUV, tem sistema híbrido leve. Porém, há duas opções de motor, sendo uma turbodiesel e outra 4.4 V8 biturbo a gasolina. Esta gera 530 cv e 76,4 mkgf e pode acelerar o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos.


range rover
SUV de luxo tem várias opções no Brasil, incluindo a com motor V8 biturbo a gasolina de 530 cv

Ranger Rover Sport é puro luxo

De forma geral, o novo Range Rover Sport valoriza ainda mais o luxo e as soluções eletrônicas. Além disso, o visual é imponente, com destaque para os faróis de LEDs mais finos. Há vários detalhes em tom preto brilhante em partes como a grade e os para-choques.  

A cabine, por sua vez, foi completamente remodelada. Assim, há tela central de 13,1 polegadas e o sistema inteligente de conectividade batizado pela marca de Pivi Pro. Por meio dele é possível, por exemplo, ajustar a suspensão a ar ou ver imagens captadas pelas câmeras de 360º. Além disso, há o chamado “capô invisível”. Ou seja, uma câmera mostra o que acontece abaixo do carro.


Da mesma forma, o motorista pode controlar outros sistemas, como o ar-condicionado, também por comando de voz. Vale lembrar, que o Range Rover traz assistente virtual Alexa, da Amazon, bem como com conexão sem fio com celulares com Android Auto e Apple CarPlay.

range rover sport
Cabine completamente renovada traz grande tela de 13,1″ e vários recursos de conectividade

Para completar, o quadro de instrumentos também é uma tela de 13,7”. Ela é personalizável e projeta imagens em alta resolução. O largo console entre os bancos é uma das poucas partes com botões físicos. Ali, ficam também a alavanca de câmbio e o seletor do Terrain Response, que ajusta recursos como tração, altura da carroceria e respostas da suspensão, entre outros.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.