Lançado há cerca de seis meses no Brasil, a nova geração do Range Rover Sport passa a ser oferecida também em versão híbrida plug-in (PHEV). Ou seja, as baterias que alimentam o motor elétrico com potência de 105 kW podem ser recarregadas em tomadas. Conforme adiantado pelo Jornal do Carro, essa versão também traz um 3.0 a gasolina. Como resultado, o conjunto gera 510 cv e 71,3 mkgf de torque. Segundo a Land Rover os preços vão de R$ 985.750 a R$ 1.013.950.
Conforme a marca, a autonomia total chega a 740 km. Porém, ao rodar apenas no modo 100%, as baterias de 38,2 kWh garantem até 113 km. Ou seja, são suficientes para que 75% das viagens da maioria de seus proprietários sejam completadas. Além disso, a SUV acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. Por fim, em todas as versões o câmbio é automática de oito velocidades e a tração, integral.
O sistema híbrido plug-in está disponível para duas configurações de acabamento: Dynamic HSE e First Edition. As primeiras unidades do Ranger Rover Sport PHEV já estão disponíveis. Segundo a mara inglesa, uma variante 100% elétrica do SUV vai ser lançada até o fim de 2024.
Linha ampla
Seja como for, a nova opção se junta à MHEV, cujo conjunto híbrido leve inclui motor turbodiesel. Essa, por sua vez, estreou no Brasil em outubro de 2022 com quatro opções de acabamento. Ou seja, Dynamic SE e HSE, com motor 3.0 turbo de seis cilindros. De acordo com a marca, a potência é de 350 cv e o torque, de 71,3 mkgf. Como resultado, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.
Depois delas, na escala crescente de preços, vem a P530 First Edition. Feita apenas durante o primeiro ano de produção do SUV, tem sistema híbrido leve. Porém, há duas opções de motor, sendo uma turbodiesel e outra 4.4 V8 biturbo a gasolina. Esta gera 530 cv e 76,4 mkgf e pode acelerar o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos.
Ranger Rover Sport é puro luxo
De forma geral, o novo Range Rover Sport valoriza ainda mais o luxo e as soluções eletrônicas. Além disso, o visual é imponente, com destaque para os faróis de LEDs mais finos. Há vários detalhes em tom preto brilhante em partes como a grade e os para-choques.
A cabine, por sua vez, foi completamente remodelada. Assim, há tela central de 13,1 polegadas e o sistema inteligente de conectividade batizado pela marca de Pivi Pro. Por meio dele é possível, por exemplo, ajustar a suspensão a ar ou ver imagens captadas pelas câmeras de 360º. Além disso, há o chamado “capô invisível”. Ou seja, uma câmera mostra o que acontece abaixo do carro.
Da mesma forma, o motorista pode controlar outros sistemas, como o ar-condicionado, também por comando de voz. Vale lembrar, que o Range Rover traz assistente virtual Alexa, da Amazon, bem como com conexão sem fio com celulares com Android Auto e Apple CarPlay.
Para completar, o quadro de instrumentos também é uma tela de 13,7”. Ela é personalizável e projeta imagens em alta resolução. O largo console entre os bancos é uma das poucas partes com botões físicos. Ali, ficam também a alavanca de câmbio e o seletor do Terrain Response, que ajusta recursos como tração, altura da carroceria e respostas da suspensão, entre outros.