Você está lendo...
Lancia revela carro elétrico com autonomia de 700 km
Lançamentos

Lancia revela carro elétrico com autonomia de 700 km

Conceito Pu+Ra HPE antecipa como vão ser os futuros carros da Lancia e traz sistemas como uma nova interface virtual, com estreia prevista no próximo Ypsilon, em 2024

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

17 de abr, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Conceito Pu+Ra HPE deve influenciar o destino da Lancia pelos próximos 10 anos
Crédito:Lancia/Divulgação

Famosa por seu histórico de sucesso no universo dos ralis, a Lancia acaba de revelar novo carro-conceito. O Pu+Ra HPE é 100% elétrico e servirá de base para os próximos carros da marca italiana, que faz parte do Grupo Stellantis. Assim, o protótipo antecipa tanto o estilo quanto os conjuntos de propulsão de seus futuros modelos.

Nesse sentido, o protótipo tem linhas que remetem a modelos como o Stratos HF. Além disso, mostra como será o visual do próximo Ypsilon, cujo lançamento está marcado para 2024. Assim, ao menos mais dois carros estão programados. Segundo a empresa, os nomes Gamma e Delta, consagrados no passado, também voltarão à sua linha de produtos.



O Pu+Ra HPE é uma evolução do conceito Pu+Ra Zero, revelado em novembro de 2022. O nome, inclusive, é uma referência ao desenho do modelo. Ou seja, “Pu” vem de puro, e “Ra”, de radical. Uma interpretação mais prática em relação ao conceito do qual deriva, o Pu+Ra HPE diz respeito a uma nova proposta que, conforme a marca, vai ser totalmente elétrica e sustentável.

Publicidade


Lancia inédito chama atenção pelo visual

Linhas do modelo antecipam como será o visual dos próximos carros da marca; Fotos: Lancia

Conforme a marca, a visão radical das linhas externas estão presentes também no interior da cabine. Além disso, elas foram feitas pela Cassina. Trata-se de uma empresa italiana da área de mobiliário. Da mesma forma, a Lancia diz que 70% dos materiais usados no carro são sustentáveis.

Interior foi projetado por empresa italiana da área de móveis e decoração

Outros destaques são a carroceria baixa. Assim como as rodas aerodinâmicas calçadas em pneus especiais Goodyear e as câmeras em vez de espelhos externos. Além disso, placas sob o assoalho ajudam a melhorar passagem de ar.

A forma circular pode ser vista tanto no teto quanto na parte interna,. de dentro, por exemplo. Por dento, um console inteiriço faz as vezes de uma pequena mesa de café. Conforme a marca, a ideia é criar a sensação de “estar em casa”. No entanto, o volante é circular. Seja como for, no meio da peça há uma tela onde são projetadas informações sobre o carro.

Lancia estreia interface virtual

Segundo a empresa, sistema S.A.L.A permitirá ao motorista alterar vários comandos do carro

O Pu+Ra HPE também antecipa como será a nova interface virtual da marca. Batizada de S.A.L.A (Sound Air Light Augmentation), o sistema vai estrear no novo Ypsilon, em 2024. Conforme a marca, o recurso o permite que o motorista faça ajustes na iluminação, som, climatização e entretenimento, por exemplo, inclusive por meio de comandos de voz.

Segundo a Lancia, o conjunto elétrico permitirá que o modelo rode até 700 km entre as recargas. Nesse sentido, o consumo será de 10 Kw/h a cada 100 km rodados. Além disso, vai ser possível recarregar totalmente as baterias em cerca de 10 minutos. Porém, isso requer carregadores ultrarrápidos.

Protótipo Pu+Ra tem elementos do Stratos HF e vários elementos circulares, como as lanternas traseiras

No entanto, números como potência, torque e capacidade das baterias não foram revelados. Também é esperada uma versão híbrida do novo Ypsilon. Porém, o Gamma, com lançamento previsto para 2026, e o Delta, programado para 2028, devem ser 100% elétricos.

O Jornal do Carro está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião