A BYD apresentou diversas novidades no Salão de Xangai, que vai até o próximo dia 27. Além de mostrar de perto o modelo de entrada Seagull, que chegará em breve ao Brasil, também revelou carros como o SUV 100% elétrico B-Class e o conceito Song L. Entretanto, o grande destaque foi o SUV de luxo U8 da submarca premium Yangwang. Trata-se de um utilitário feito sobre a nova plataforma e4, cujos motores geraam 1.100 cv de potência. Assim, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.
A arquitetura possibilita o uso de quatro motores elétricos independentes. Ou seja, um em cada roda. Dessa forma, a empresa informa que há maior precisão na oferta de torque. Conforme a marca, avanços em três áreas permitiram criar essa base. São eles: motor elétrico, bateria e controles eletrônicos.
De acordo com a marca chinesa, o U8 pode rodar de forma estável em diversos terrenos e até flutua na água. Além disso, pode fazer giros de 360 graus, uma vez que as rodas traseiras também são direcionais. Segundo a empresa, a segurança não foi esquecia. Assim, o carro pode frear de 100 km/h a 0 km/h em menos de 40 metros. Segundo a BYD, o carro tem 5,30 metros de comprimento, 2 m de largura e 3,05 m de distância entre os eixos.
BYD apresenta rival de Tesla Model Y
O SUV conceitual Song L também foi revelado no salão chinês. O modelo tem proposta mais futurista, com a linguagem visual da nova geração de elétricos EV Sport Dragon. Dessa forma, o para-choque é bastante encorpado, há muitos vincos na carroceria e faróis de LEDs. Um dos destaques é o leve caimento do teto na traseira, que lembra o de cupês. Com objetivo ousado, o utilitário fez estreia global como concorrente do Tesla Model Y.
Vale citar outra submarca da BYD, a Denza. A linha conta com o SUV esportivo N7 que, de acordo com a empresa, tem o chamado “cockpit inteligente”. Dessa forma, o carro promete tecnologia de ponta e uma interação avançada. O modelo tem visual moderno na dianteira, com desenho em forma de ”X” no para-choque, rodas grandes e carroceria “musculosa”.
Seagull será hatch de entrada
Durante o Salão de Xangai, a BYD faz questão de exibir o hatch Seagull (gaivota, na tradução para o português). Ele vai ser o modelo de entrada da família “Ocean” e terá preço de cerca de US$ 9.500. Assim, na conversão direta, sem impostos, estamos falando de uns R$ 50 mi. Desse modo, se vier ao Brasil com essa proposta, tem grandes chances de ser o veículo elétrico mais barato do País. Atualmente, esse posto é ocupado pelo Jac E-JS1, que tem preço sugerido de R$ 145.900.
Feito para ser pequeno, o Seagull será o primeiro carro da marca a usar baterias de íons de sódio. Construído sobre a plataforma elétrica 3.0 da BYD, terá duas opções de motor. Ou seja de 50kW e de 70kW, equivalentes a 74 cv e 95cv, respectivamente. Conforme a marca, a velocidade máxima é cerca de 130 km/h.
Na China, o modelo vai ser posicionado abaixo do Dolphin, que tem potencial para vir ao Brasil ainda neste ano. Com distância entre os eixos de 2,5 metros, altura de 1,54 m, largura de 1,71 m e comprimento de 3,78 m, o hatch tem dimensões parecidas com as do VW Up!, por exemplo. Por fim, o modelo vai ter duas opções de baterias. A de 30kWh garante autonomia de 305 km e a de 38kWh, cerca de 405 km.