Você está lendo...
SUVs são os carros mais perigosos para ciclistas, comprova estudo
Notícias

SUVs são os carros mais perigosos para ciclistas, comprova estudo

Por causa da dianteira grande, SUVs têm maior potencial de causar lesões graves a ciclistas, assim como mortes, cujo número cresceu 9% em 2022

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

20 de abr, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Frente alta dos SUVs é considerada fatal em caso de acidente
Crédito:Stockphoto/Banco de Imagens

Os SUVs são os veículos mais perigosos par ciclistas em caso de acidentes. Conforme estudo feito pelo Insurance Institute for Highway (IIHS), o que era uma impressão foi comprovado com dados. Nos Estados Unidos, o órgão é responsável pela segurança de trânsito. Assim, comparou dados de 2022 e 2021. Como resultado, os técnicos perceberam que o número de mortes em acidentes envolvendo ciclistas e SUVs cresceu 9%. Os registros são de janeiro a setembro de cada ano.



Frente alta dos SUVs dificulta a visão sobre o ciclista

Assim, a conclusão é de que os SUVs representam um risco potencial muito maior do que carros menores, como sedãs, por exemplo. comum, por exemplo. Conforme os especialistas, a dianteira mais alta é um dos fatores que mais influenciam no tipo de dano causado a ciclistas. Além disso, Sam Monfort, estatístico do IIHS e responsável pelo estudo, diz que em acidentes, utilitários esportivos apresentam a tendência de projetar o ciclista para baixo, o que aumenta a possibilidade de atropelamento.

testes
Frente alta dos utilitários-esportivos aumenta o risco de o ciclista ser projetado para baixo; Foto: Reuters

Publicidade


Conforme Monfort, a vítima é atingida em cheio “acima do seu centro de gravidade”. Nos acidentes com automóveis, o mais comum é o ciclista ser projetado para o carro. Como resultado, o risco é menor na comparação com acidentes com SUVs.

O estudo examinou informações de 71 acidentes com bicicletas registrados Eo estado de Michigan, nos EUA. A partir daí, observaram-se as ocorrências com um único carro e um ciclista com 16 anos ou mais. Também foram considerados dados de relatórios médicos. Bem como da Polícia e reconstituições de acidentes por peritos.

Chance de traumas graves cresce em batida com SUVs

Volvo unveils its Cyclist Detection System with automatic braking (+ video)  | road.cc
(Volvo/Divulgação)

Conforme Monfort, em todos os 71 acidentes avaliados, os ferimentos registrados na porção inferior do corpo das vítimas não tinha distinção entre um carro normal ou um SUV. Entretanto, ciclistas que sofreram impactos graves tinham lesões severas na cabeça, coluna, tronco e abdômen. Além disso, o risco de traumas no corpo é 55% maior em acidentes com SUVs na comparação com carros menores.

Ainda segundo o estudo, os ferimentos na cabeça foram 63% maiores em ocorrências com SUVs. Da mesma forma, estudo feito pelo IIHS em 2020 indicou que os SUVs também são muito perigosos para pedestres. Entretanto, diferentemente dos ciclistas, as lesões ocorrem sobretudo em regiões como pélvis e tórax. Ou seja, também por causa da frente maior dos SUVs.

Por fim, segundo o IIHS 932 ciclistas morreram em acidentes nas estradas dos EUA em 2020. Ou seja, 50% a mais que as 621 mortes registradas uma década antes. Além disso, em 2022 o número de acidentes de trânsito com vítimas fatais também cresceu no país.


O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Deixe sua opinião