Pensar em um SUV como um carro familiar é um conceito quase que obrigatório atualmente, e quando falamos em modelos com 7 lugares, por exemplo, isso é mais do que certo. Entretanto, a posição elevada de dirigir e o visual parrudo deram aos utilitários esportivos a capacidade de substituir as peruas e minivans no mercado atual, agradando o público que precisa de dois carros em um só. Mas ainda são poucos os modelos que oferecem sete lugares.
Por isso, o Jornal do Carro traz a seguir uma lista com todos os SUVs e crossovers com sete assentos à venda no Brasil, e seus respectivos preços. Confira!
Caoa Chery Tiggo 8
Único modelo da Caoa Chery com 7 lugares, o Tiggo 8 também é o SUV mais caro da marca. Contudo, a depender da versão escolhida, pode ter motor 1.6 turbo a gasolina com 187 cv, ou sistema híbrido plug-in com motor 1.5 turbo de 147 cv e outros dois motores elétricos, com o total de 337 cv de potência. O câmbio é automatizado com sete marchas e dupla embreagem, ou automático do tipo CVT com 11 velocidades, por exemplo.
Suas dimensões são de 4,70 m de comprimento e 2,71 m de entre-eixos. E o porta-malas tem 650 litros com 5 lugares e 150 litros com os sete assentos. Os preços vão de R$ 201.070 a R$ 279.990.
Jeep Commander
Pioneiro da marca em ter 7 lugares, o Commander utiliza a mesma base do irmão menor Compass, e também é feito em Goiana (PE). Seu ponto forte, além do tamanho maior, é, por exemplo, o porta-malas, que, mesmo com os 7 assentos em uso, ainda tem bom espaço para bagagens. O SUV da Jeep está disponível em versões com motor 1.3 turbo flex de até 185 cv (etanol) e com o 2.0 turbodiesel de 170 cv. Os câmbios são automáticos de seis e nove marchas, na ordem.
O Commander tem 4,76 m de comprimento e 2,79 m de entre-eixos. Seu porta-malas, com 5 lugares, comporta 661 litros. Já com os 7 lugares, o volume cai para 233 litros. Os preços começam em R$ 245.490 e alcançam R$ 317.990.
Mercedes-Benz GLB
O Mercedes-Benz GLB é uma grata surpresa na lista. Apesar de ser de marca premium, o SUV ainda pode ser encontrado abaixo dos R$ 400 mil em sua versão de entrada, um fator positivo. Contudo, feito sobre a mesma plataforma do irmão GLA, utiliza um motor 1.3 turbo de 163 cv ou um 2.0 turbo de 306 cv na versão AMG, ambos a gasolina. As transmissões são de sete ou oito marchas, ambas com dupla embreagem, por exemplo.
Nas dimensões, são de 4,60 metros de comprimento e 2,74 m de entre-eixos. O porta-malas com 5 lugares acomoda 500 litros, enquanto com 7 lugares são só 100 litros. Seu preço parte de R$ 386.900.
Chevrolet Trailblazer
Pouco lembrada pelo público e mais comum como viatura policial, por exemplo, o Trailblazer ainda é uma boa opção para quem deseja espaço e robustez. O SUV derivado da picape S10 agrada pelo grande entre-eixos e a capacidade off-road. Ainda assim, apesar dos predicados, o chassi tipo longarina e a suspensão com eixo rígido na traseira podem “roubar” um pouco do conforto. O motor 2.8 turbodiesel gera 200 cv com o câmbio automático de seis marchas.
As dimensões são de 4,88 m de comprimento e 2,84 m de entre-eixos. O porta-malas com 5 lugares tem 554 litros, e com 7 lugares são 205 litros. Seu preço parte de R$ 385.340.
Mitsubishi Pajero Sport
Também derivado de uma picape, o Pajero Sport é um nome conhecido quando o assunto é fora-de-estrada. Entretanto, apesar da arquitetura robusta, o acesso para a terceira fileira no SUV é ruim, e o espaço para bagagens é pequeno com os 7 lugares em posição. Entretanto, se em termos de espaço tem seus pecados, na dinâmica o SUV tem bom acerto. O motor é sempre o 2.5 turbodiesel de 170 cv, com transmissão automática de oito marcas.
Suas dimensões são de 4,78 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos. E o porta-malas com 5 lugares comporta 502 litros, volume que cai para 120 litros com 7 lugares. O preço começa em R$ 376.990.
Land Rover Discovery Sport
Prestes a virar sua própria marca, o Discovery Sport é a opção para quem deseja um carro 7 lugares na Land Rover, e não necessariamente deseja um Defender 130, com oito lugares. Contudo, para quem gosta do off-road, o modelo oferece tração integral e o sistema Terrain Response 2, que permite ao carro adaptar-se ao terreno em que trafega. É disponível nas motorizações 2.0 a gasolina, com 249 cv, e 2.0 turbodiesel, com 199 cv. Entretanto, sua transmissão é sempre automática de nove marchas.
Suas dimensões são de 4,60 m de comprimento e 2,74 m de entre-eixos. Seu porta-malas com 5 lugares mede 454 litros, e com 7 lugares mede 157 litros. Seus preços vão de R$ 375.950 a R$ 459.950.
Volvo XC90
Por fim, o título de mais caro da lista vai para o XC90. Híbrido, o modelo da Volvo é superlativo em termos de espaço, tecnologia e também desempenho: são 407cv de potência combinada, com câmbio automático de oito marchas. Entretanto, no modelo, há espaço de sobra para todos os ocupantes, que contam com acabamento sofisticado e muito conforto. Para o motorista, por exemplo, dispositivos de auxílio à direção são de série, e para os passageiros, um grande teto panorâmico fecha o pacote.
Suas dimensões são de 4,95 de comprimento e 2,98 de entre-eixos. Seu porta-malas com 5 lugares mede 500 litros, e com 7 lugares mede 316 litros. No entanto, seu preço parte de R$ 519.950
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!