Você está lendo...
Mercedes-AMG GLB 35: SUV de 7 lugares bebe gasolina e acelera bem rápido
Avaliação

Mercedes-AMG GLB 35: SUV de 7 lugares bebe gasolina e acelera bem rápido

Avesso à eletrificação, Mercedes-AMG GLB 35 empolga ao volante com motor 2.0 turbo de 306 cv e 40,8 mkgf, e leva até 7 passageiros com luxo

Diogo de Oliveira

28 de mar, 2023 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-AMG GLB 35
Com 7 lugares e aceleração de zero a 100 km/h em 5,3 segundos, Mercedes-AMG GLB 35 é SUV familiar com desempenho de esportivo
Crédito:DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

O mercado de SUVs de luxo está migrando rapidamente para os modelos elétricos a baterias (BEVs). É uma clientela que considera o status do carro “ecologicamente correto”, bem como outros aspectos, como a alta tecnologia a bordo. É como ter o novo Apple iPhone de última geração. Não dá para negar: os SUVs elétricos são sedutores. Mas aí você se senta ao volante do Mercedes-AMG GLB 35 4Matic e, voilà: será que antes era mais gostoso?

Para contextualizar, estamos falando de um SUV de 7 lugares (o primeiro modificado pela Mercedes-AMG) com 1.770 kg e motor 2.0 turbo a gasolina. O GLB 35 com ajustes da divisão esportiva é pujante e tem como peça-chave o bom e velho motor a combustão, instalado no cofre dianteiro, sob o capô. São 306 cv de potência e um torque máximo de 40,8 mkgf entregue a 3.000 rotações por minutos. Entretanto, abaixo de 2.000 rpm o 2.0 já mostra força.

Mercedes-AMG GLB 35
Mercedes-AMG GLB 35 4Matic (DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO)

Publicidade


Veia esportiva

Segundo a Mercedes-AMG, o GLB 35 acelera de zero a 100 km/h em 5,3 segundos. A velocidade máxima é limitada em 250 km/h. Ao volante, o SUV de luxo encanta quem gosta de esportividade. Tudo nele reforça a sua veia esportiva. O volante, por exemplo, tem base reta e empunhadura digna de carro de corrida. Por dentro, cintos vermelhos, farto revestimento em couro nobre perfurado e aveludado, bem como muitas peças de aço e black piano.

Mercedes-AMG GLB 35
Mercedes-AMG GLB 35 4Matic (DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO)

A versão AMG, por sinal, tem bancos dianteiros com ajustes elétricos e apoios laterais maiores, que abraçam e sustentam melhor o corpo. Mas, apesar do foco na esportividade, o conforto e o requinte são pontos altos a bordo. O acabamento é caprichado até nos forros das portas traseiras. Tudo é macio ao toque ou metálico. Aliás, uma coisa divertida é a iluminação interna, que permite misturar várias cores na cabine. É o lado hipster do GLB 35.


Mercedes-AMG GLB 35 4Matic (DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO)

A lista de equipamentos e os recursos modernos também realçam a percepção de luxo na cabine. Há teto solar elétrico e panorâmico, ar-condicionado de duas zonas com saídas para o banco traseiro, portas USB além das duas telas combinadas, de 10,2 polegadas cada uma, que ficam no topo do painel. Uma delas, logo atrás do volante, serve ao quadro de instrumentos, enquanto a outra é do multimídia, que permite controlar praticamente tudo do veículo.

Mercedes-AMG GLB 35 4Matic (DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO)

Seletor da alegria

Com preço de R$ 530.900 na tabela de março de 2023, o Mercedes-AMG GLB 35 é um sonho para a maioria dos papais que gostam de velocidade. O SUV leva toda a família com seus 7 lugares e ainda produz acelerações de tirar o fôlego. Tudo com um refino técnico de impressionar. Em movimento, mantém-se sólido e estável, mas acelera com leveza, a despeito dos seus avantajados 4,65 metros de comprimento por 1,66 m de altura.

Mercedes-AMG GLB 35
Mercedes-AMG GLB 35 4Matic (DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO)

A alegria do motorista é o pequeno seletor do lado direito do volante. Ao girar o botão se escolhe um dos quatro modos de condução (Individual, Comfort, Sport e Sport+). O programa faz ajustes notáveis na direção, na suspensão, nos freios e no câmbio, que, no caso do GLB 35, é automatizado de dupla embreagem e oito marchas. O resultado é uma mudança clara de temperamento, sobretudo no modo Sport+, com acelerações “explosivas”.


Mercedes-AMG GLB 35
Mercedes-AMG GLB 35 4Matic (DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO)

Vale a compra?

Para quem gosta de acelerar, o Mercedes-AMG GLB 35 é uma máquina de diversão. E surpreende no espaço a bordo para as suas dimensões. Por exemplo, com 4,65 m, é menor que um Jeep Commander (4,76 m). Mas tem um entre-eixos de 2,83 m, bem maior que o do SUV feito em Pernambuco (2,79 m). Assim, leva até sete passageiros com razoável conforto mesmo na terceira fileira. O porta-malas é um trunfo: são 570 litros com cinco lugares.

Mercedes-AMG GLB 35
Mercedes-AMG GLB 35 4Matic (DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO)

Entretanto, o SUV se destaca justamente pelo desempenho “açucarado” do motor 2.0 turbo a gasolina com seus 306 cv e 40,8 mkgf. A tração integral 4Matic e o rodar firme em retas e curvas dão confiança ao condutor, que conta com diversos assistentes semiautônomos – tem ACC, farol alto automático e sistema de manutenção de faixa. Assim, o SUV acena ao público que ainda não vê sentido em ter um carro elétrico na garagem.



O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
SUV Mercedes GLB de 7 lugares é o carro mais barato da marca no Brasil

Prós

  • SUV capricha no acabamento da cabine, na lista de equipamentos e no desempenho, com acelerações vigorosas

Contras

  • Ainda sem qualquer tipo de eletrificação, o Mercedes-AMG GLB 35 custa o mesmo que SUVs elétricos

Ficha Técnica

Mercedes-AMG GLB 35 4Matic

Preço sugerido

R$ 530.900

Motor

2.0 16V, turbo, gasolina

Potência

306 cv a 5.800 rpm

Torque

40,8 mkgf entre 3.000 rpm e 4.000 rpm

Câmbio

Automatizado de dupla embreagem e oito marchas

Tração

Integral 4Matic

Comprimento

4,65 metros

Entre-eixos

2,83 metros

Porta-malas

570 litros (5 lugares) e 130 litros (7 lugares)

Aceleração 0-100 km/h

5,3 segundos

Deixe sua opinião