O sucesso do SUV Corolla Cross e da picape Hilux, bem como a exclusividade do híbrido flex, estão contribuindo decisivamente para a ascensão da Toyota entre as marcas de carros mais vendidas do Brasil. Conforme o último boletim da Fenabrave, a federação dos concessionários, a japonesa aparece à frente da Hyundai e ocupa, então, o 4º lugar no ranking no período de janeiro a abril. A italiana Fiat lidera com folga até o momento.
Com mais de 130 mil veículos emplacados desde janeiro, a Fiat tem 22,1% de participação de mercado em 2023. Assim, está distante da General Motors (2ª), com 95.635 unidades e 16,25% das vendas totais no País. E da Volkswagen (3ª), com 81.222 veículos e 13,80% dos emplacamentos. Logo em seguida vem a Toyota com 56.342 unidades e 9,7% de participação. E a Hyundai fecha o “top 5” do ranking das marcas, com 50.232 carros e 8,54%.
Citroën sobe, Caoa Chery desce
Da metade da tabela em diante, nota-se um equilíbrio maior entre as montadoras, que ficam, então, dividas em blocos. Por exemplo, Jeep (6ª), Renault (7ª) e Honda (8ª) e Nissan (9ª) estão mais próximas e distantes do pelotão da frente. Enquanto isso, a Citroën (10ª) entra no chamado “top 10”, superando a Caoa Chery (13ª), que caiu algumas posições em 2023. Com isso, está atrás de Peugeot (11ª) e Ford (12ª). Mitsubishi (14ª) e BMW (15ª) fecham a lista.
Ranking: veja as 15 marcas de carros mais vendidas de 2023 até abril
- Fiat – 130.056 (22,10%)
- General Motors – 95.635 (16,25%)
- Volkswagen – 81.222 (13,80%)
- Toyota – 56.342 (9,57%)
- Hyundai – 50.232 (8,54%)
- Jeep – 41.772 (7,10%)
- Renault – 34.475 (5,86%)
- Honda – 20.736 (3,52%)
- Nissan – 19.555 (3,32%)
- Citroën – 9.092 (1,54%)
- Peugeot – 8.003 (1,36%)
- Ford – 7.612 (1,29%)
- Caoa Chery – 5.866 (1,00%)
- Mitsubishi Motors – 4.777 (0,81%)
- BMW – 3.941 (0,67%)
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seFord Ranger 2023 tem visual de F-150 e chega no 2º semestre