A Ford Ranger já foi apresentada no Brasil. Mas tem lançamento previsto só para o segundo semestre. Porém, a picape média concorrente das tradicionais Chevrolet S10, Mitsubishi L200 Triton e Toyota Hilux, abrirá as vendas do modelo na América do Norte já no fim do mês, onde acaba de ser apresentada por completo. E um detalhe curioso é o preço. Custa menos que a compacta Maverick vendida no Brasil – que não sai por menos de R$ 244.890.
Nos Estados Unidos, a linha 2024 da nova Ranger parte de US$ 34.160 (pouco menos de R$ 170 mil na conversão direta). Já a esportiva Raptor, que fica no topo da gama, chega a US$ 56.960 (R$ 280 mil).
Quando chegar no Brasil (importada da fábrica de Pacheco, na Argentina), em quatro diferentes opções de configuração, poderá ultrapassar os R$ 330 mil. Será o caso da versão de topo Raptor. No mais, terá, ainda: XL, XLT e Limited.
Lembrando que esta primeira volta-se a frotistas, e tem grade preta e rodas de aço. Nas demais, para-choque na cor da carroceria, assim como rodas de liga leve, acabamento mais sofisticado e central multimídia. Os conjuntos de rodas se dividem em 17″ (XL) e 18″, nas demais.
Três motores
Nos Estados Unidos e Canadá, a Ford Ranger 2024 tem, na gama, três opções de motorização. A princípio, o EcoBoost de 2,3 litros, que desenvolve 270 cavalos de potência e 42,8 mkgf de torque. Fica também disponível o EcoBoost V6 2.7 (compartilhado com a F-150 e Bronco) que gera 315 cv e 55,3 mkgf. Por fim, o mais potente deles, o 3.0 V6 biturbo Ecoboost, com 410 cv e 59,4 mkgf, equipará a versão Raptor. Todos são atrelados ao câmbio automático de 10 marchas.
No Brasil, opção a diesel
A Ford adiantou que a Ranger Limited vai estrear no Brasil com um novo motor 3.0 turbo diesel de 250 cv de potência e 61,2 mkgf de torque. Com isso, a atual versão 3.2 V6 deixa de ser fabricada na nova geração. Ademais, no mercado global, a Ranger conta com o motor 2.0 turbodiesel nas configurações de 150 cv e 170 cv. Enquanto que as versões intermediárias têm o propulsor 2.0 biturbo diesel de 210 cv.
Melhorias de chassi e cabine, bem como novo visual, serão comuns na Ranger brasileira e norte-americana. Sobre entretenimento, por fim, a nova picape conta com o sistema Sync 4 (tela de 12″), o mesmo da F-150.