A Tesla negocia a compra da Wiferion, uma startup alemã de Freiburg que é especialista em carregadores sem fio para veículos elétricos. Com o negócio, a montadora do bilionário Elon Musk pretende desenvolver sua própria solução para o segmento de carregadores residenciais no futuro. Assim, os clientes poderão fazer o carregamento da bateria de seus automóveis sem a necessidade de um plugue.
Fundada em 2016, a Wiferion produz dispositivos de carregamento sem fio para veículos elétricos. Bem como robôs. E comercializa seus produtos no mercado desde 2018. Já a montadora de Elon Musk está atrás de uma solução para aposentar o carregamento por cabo em seus carros elétricos. Dessa forma, caso as empresas fechem negócio, em breve a marca poderá oferecer aos clientes uma solução para estacionar sobre um carregador sem fio. A aquisição poderá fornecer a tecnologia pronta para a Tesla, e acelerar sua produção industrial.
Tesla e Wiferion seguem em negociação
Embora as empresas não tenham se pronunciado ainda, nos documentos de registro comercial, os acionistas da Wiferion manifestaram a intenção de vender sua participação na empresa para a Tesla International BV. De acordo com o site Business Insider, o documento afirma que “os acionistas (da Wiferion) pretendem vender suas ações da empresa para a Tesla International BV por meio de um contrato de compra”.
Ou seja, os registros comerciais alemães indicam que a subsidiária da Tesla, com sede na Holanda, assumirá a propriedade da Wiferion. Além disso, nos Estados Unidos, a startup opera um acordo com a WiTricity. O acordo permite que a Wiferion use a tecnologia da WiTricity para aprimorar as capacidades de recarga sem fio para dispositivos elétricos industriais.
Tesla terá restaurante com carregadores sem fio
A Tesla mostrou recentemente como será a sua lanchonete para carros elétricos no futuro. Na imagem divulgada pela montadora, há vagas de carregamento sem fio para os veículos. A fabricante de elétricos pretende abrir um estabelecimento que, além de restaurante, seja um local de carregamento de carros. E com um cinema drive-in.
Mas, até o momento não há muitas informações sobre a construção. Muito menos um prazo para a estreia. Entretanto, a ideia não é recente. O CEO da Tesla, Elon Musk, chegou a mencionar o restaurante em 2018 no Twitter. Logo em seguida, em 2022, rumores surgiram sobre o envio de documentos para a cidade de Los Angeles. Por lá, o restaurante teria base na famosa Santa Monica Boulevard. Mas nada foi confirmado pela Tesla.
Nos planos iniciais, o estabelecimento terá dois andares, duas telas de cinema grandes e 28 estações de recarga. Durante a apresentação, novas imagens digitais mostram um visual retrô. Mas com uma pegada futurista. No lado esquerdo, por exemplo, é possível ver os carregadores. Já no lado direito, há uma placa com o nome “Tesla Diner”. A construção imita o visual das lanchonetes dos anos 70 nos Estados Unidos.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!