bateria
Nio/Divulgação

Bateria de elétrico pode 'encher' em 12 minutos em carregador de 500 kW

Chinesa Nio apresenta carregadores de bateria ultrarrápidos com corrente máxima de 650 amperes que têm lançamento previsto para o primeiro trimestre

Por Vagner Aquino 04 de jan, 2023 · 3m de leitura.

A chinesa Nio acaba de apresentar uma ótima aposta de solução voltada à eletromobilidade. Porém, o produto não não é um veículo, mas um novo carregador ultrarrápido de 500 kW. Com corrente máxima de 650 amperes, o equipamento é batizado de Power Charge 3.0. Segundo a empresa, ele pode repor de 80% da capacidade da bateria de carros elétricos em apenas 12 minutos.

bateria
Nio/Divulgação

De acordo com a Nio, o sistema recarregar qualquer veículo elétrico. Ou seja, o carregador também atende carros de outras marcas. Porém, nesse caso não está claro se é preciso usar algum tipo de adaptador.


Conforme a Nio, o equipamento é voltado a carros elétricos com sistemas de 800 volts. Portanto, se o veículo for de 400 volts, o tempo de recarga aumenta. Assim, passa a ser de 20 minutos. Seja como for, o novo carregador é um dos mais rápidos mostrados até hoje. Mesmo nos demais mais modernos, esse tipo de recarga leva em torno de 30 minutos para ser feita.

Segundo informações da Nio, um dos segredos é a tecnologia de resfriamento a líquido. Assim, deu para, por exemplo, usar cabo de recarga mais leve. Com resultado, o usuário pode realizar a operação com apenas uma das mãos. Além disso, o equipamento tem painel com tela digital de 15,6 polegadas.

bateria
Nio/Divulgação

Troca da bateria

Durante o evento de apresentação do carregador, a marca também revelou a terceira geração de suas estações de troca de baterias. Basicamente, estes locais são totalmente automatizados. Assim, o serviço de retirada e instalação é feito em menos de cinco minutos. Assim como os novos carregadores, as estações devem começar a operar em março, na China.

Segundo informações, a nova estação de trocas de baterias faz o procedimento com 20% a mais de rapidez. A Power Swap 3.0 tem 21 pacotes de baterias e consegue fazer até 408 trocas por dia.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.