A Volkswagen surpreendeu a todos com a aparição pública de um Fusca futurista. Trata-se de um protótipo elétrico do clássico da marca alemã, feito exclusivamente para o longa-metragem “Miraculous: As Aventuras de Ladybug – O Filme“. A caracterização é fruto de uma parceria entre a VW e o estúdio de animação do desenho francês. Dessa forma, diversos modelos elétricos da marca estarão presentes no filme, que estreia no dia 28 de julho na Netflix.
No longa, o carro conceito é pilotado pela personagem principal, a super-heroína Ladybug. Em relação ao visual, é possível ver as claras referências ao tradicional Fusca como, por exemplo, a carroceria arredondada e o estilo retrô dos faróis. Entretanto, o modelo também traz diversos toques modernos. É o caso das portas transparentes, dos retrovisores pequenos e o design mais fluido. Além disso, nota-se que é um carro elétrico pela falta da grade frontal.
Durante o filme, outros modelos da Volkswagen também vão aparecer. Entretanto, diferente do protótipo inspirado no Fusca, os outros carros já estão disponíveis no mercado global. A lista inclui, por exemplo, o VW ID.Vizzon e o SUV ID.4 – que já estreou no mercado brasileiro. Por fim, há também uma participação especial da ID.Buzz, a famosa Kombi elétrica.
Fusca elétrico nas ruas de Paris
O que instigou os fãs do hatch clássico é que, até então, o modelo só tinha aparecido em imagens e ambiente virtual. Mas agora, por conta da ação promocional do filme, o carro surgiu em tamanho real nas ruas de Paris (vídeo acima). O que mais impressiona é que o visual é idêntico ao do desenho. No entanto, não dá para saber se é possível pilotar o carro. A despeito da pintura e do acabamento externo, parece ser apenas um modelo feito de argila e em tamanho real, sem motor.
Seja como for, essa aparição animou o público que especula um retorno do Fusca – conhecido lá fora como Beetle. Outro nome do Fusca é Bug, ou seja, o carro perfeito para o filme da Ladybug. Vale lembrar que a Volkswagen deixou de fabricar seu famoso hatch em 2019 e nunca falou em um sucessor. Além disso, também não falou sobre torná-lo elétrico.
Volta do Fusca fora nos planos
Entretanto, mesmo com a torcida, é pouco provável que o Fusca volte às ruas. Pelo menos por enquanto. Em declaração dada à revista britânica Autocar, o CEO da Volkswagen, Thomas Schafer, falou que o retorno do Fusca não está nos planos da fabricante. Afinal, não faz sentido perante o mercado atual.
“Não faria sentido trazê-lo de volta. Eu não diria com 100% de certeza. Mas, agora, eu não consideraria. É o mesmo que aconteceu com o Scirocco: já teve seu tempo, depois houve um novo modelo baseado em uma reinterpretação. Fazer isso de novo? Acho que não”, comentou Schafer.
Cabe mencionar que o modelo elétrico de entrada da marca será o ID.2all. O carro movido a baterias foi apresentado em março deste ano em forma de conceito. No entanto, quando chegar ao mercado europeu, a estimativa de preço é de 25 mil euros. Ou seja, algo próximo de R$ 140 mil na conversão direta e sem impostos.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!