Você está lendo...
Novo hatch elétrico da VW tem telas que imitam instrumentos do Fusca
Notícias

Novo hatch elétrico da VW tem telas que imitam instrumentos do Fusca

Novidade permite que motorista do hatch elétrico tenha a sensação de voltar ao passado e guiar grandes sucessos da Volkswagen

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

20 de mar, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Painel do ID.2all permite ao motorista "voltar no tempo" e ter a sensação de guiar um Fusca
Crédito:(Volkswagen/Divulgação)

Com forte apelo nostálgico, o futuro hatch elétrico de entrada da VW, o ID.2all, chamou atenção do público por um de seus artifícios tecnológicos. No painel do carro, é possível trocar o desenho do velocímetro por uma releitura digital do modelo encontrado no Fusca ou mesmo do Golf alemão, por exemplo.

O conceito – que, conforme contamos no Jornal do Carro, antecipa o Golf elétrico – terá motor capaz de gerar 226 cv de potência. Mas, ainda mais importante será o preço: o hatch deve custar em entorno de 25 mil euros ou 140 mil reais em conversão direta. Além de acessível, o hatch promete o espaço do carro médio e o consumo de Polo.



Moderno, painel do ID.2all esconde o jogo, funções especiais estão dentro do sistema (Divulgação/Volkswagen)

Publicidade


Mas, de volta ao painel, a marca desenvolveu um cluster que permite ao motorista alterar o estilo dos mostradores. Assim, na tentativa de agradar clientes e fãs mais puristas, a tela oferece grafismos futuristas da própria linha ID, bem como o velho painel analógico do Fusca ou o do Golf dos anos 1980. Uma forma divertida de resgatar o passado no momento em que os clássicos da marca, como Golf e Passat, estariam sob risco de não sobreviverem à eletrificação.

Forte apelo nostálgico dá o tom da novidade

Painel clássico do Golf traz de volta luzes espia e relógio digital (Divulgação/Volkswagen)

Quem optar pelo painel do Golf, encontrará o visual clássico dos anos 1980, composto pelas luzes espia, que avisam sobre diversas funções do carro. O medidor de combustível, no entanto, passa a indicar a carga da bateria.


Nem mesmo os mais saudosistas ficam de fora. Para os amantes do Fusca, o painel clássico do modelo retorna, com alguns detalhes bem sutis. Como por exemplo, a presença do indicador de posição do câmbio automático à esquerda, onde no modelo original ficava um alto-falante.

O painel do Fusca emulado no ID.2all: uma boa homenagem aos fãs do carro (Divulgação/Volkswagen)

Os mais detalhistas podem notar a nova velocidade máxima do painel, algo impensável no velho besouro. No entanto, nem o multimídia não fica de fora, onde a tela central ganha o formato do antigo rádio do Fusca, permitindo ao motorista uma imersão completa no clássico. Além disso, o cluster central simula um toca-fitas, um detalhe bem bacana.


Ainda que seja uma simples imagem perto de tudo o que representa o ID.2all, seria interessante que os demais veículos possam fazer parte dessa experiência. Detalhes como o brasão de Wolfsburg e o grafismo clássico dos modelos dos velocímetros dão o tom de homenagem da marca aos seus grandes sucessos. E, dessa forma, podem reaproximar o público mais resistente aos elétricos de volta aos showrooms da Volkswagen.

O Jornal do Carro está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Aceleramos o novo VW Polo TSI 2023 com motor e câmbio do antigo Up! TSI

Deixe sua opinião