A Volkswagen revelou na Europa a reestilização do T-Cross. Após quatro anos de mercado, o primeiro SUV compacto da marca alemã recebe sua atualização de “meia vida”, com mudanças na dianteira e na traseira. O interior também foi renovado e agora tem até uma parte do painel coberta com couro. Por fora, o destaque são os novos faróis e lanternas com padrão de luzes mais moderno. No geral, o SUV não radicaliza, mas mostra mudanças interessantes.
Nesse lote inicial de fotos, a Volkswagen mostra a versão esportiva R-line, que não é vendida no Brasil. O modelo tem alguns detalhes diferentes, mas, tal como antecipamos no Jornal do Carro, flagras recentes revelaram as principais mudanças na dianteira. O novo T-Cross troca o friso cromado na grade por luzes de LEDs que se conectam aos faróis, em um arranjo parecido com o do SUV médio Taos. Logo abaixo, há duas barras de LEDs no lugar das luzes auxiliares.
Por fim, o T-Cross terá os faróis inteligentes IQ.Light com luzes matriciais. Na traseira, o destaque são as novas lanternas com novo desenho de luzes que formam a letra “X” com efeito tridimensional. O conjunto continua conectado por uma moldura preta, porém, desta vez, tem iluminação de LEDs contínua, que percorre toda a tampa, em vez de uma simples faixa refletiva. No geral, o SUV parece mudar mais do que mudou.
Novo T-Cross tem interior mais caprichado
Para além das mudanças externas, o novo VW T-Cross também atualiza o interior. E mostra um salto de qualidade em relação ao acabamento. A principal mudança está na parte central do painel, que agora tem revestimento de couro, uma tendência entre os SUVs compactos. Outra alteração importante é o multimídia central mais destacado – no modelo atual, a tela fica alinhada ao quadro de instrumentos, como se formasse uma peça única.
Entre os equipamentos, também dá para ver algumas novidades. Por exemplo, o alerta de ponto cego na parte interna dos retrovisores, item importante de segurança. Além disso, é possível ver uma régua com botões abaixo da multimídia. Tem assistente de baliza (Park Assist), sistema start-stop, sensor de obstáculos e um botão “Mode”, para selecionar o modo de condução. Vale dizer que o modelo brasileiro já dispõe destes itens.
Mecânica sem eletrificação, por enquanto
No mercado europeu, o novo VW T-Cross 2024 chega sem eletrificação, o que contraria a tendência na categoria de SUVs compactos. Permanece a opção do motor 1.0 turbo a gasolina de três cilindros nas versões de entrada, com potências de 95 cv e de 115 cv. Já a configuração de topo traz o novo 1.5 TSI turbo a gasolina de 150 cv de potência. Há opções de câmbios manuais de cinco e seis marchas, além do DSG de dupla embreagem e 7 marchas.
No Brasil, o mais provável é que o novo T-Cross mantenha as opções atuais disponíveis na gama, com o motor 1.0 turboflex T200 de 128 cv nos modelos de entrada e o 1.4 turboflex T250 de 150 cv. Entretanto, existe a expectativa de o SUV ganhar uma nova opção de entrada com o motor 1.0 turboflex T170 das linhas Polo e Virtus, com 116 cv de potência e 16,8 mkgf de torque máximo. Assim, a versão híbrida leve flex deve ficar para 2025.
Vale lembrar que, embora compartilhem o projeto, o T-Cross europeu e o brasileiro têm diferenças. Por exemplo, o SUV nacional, feito em São José dos Pinhais (PR), é maior, com entre-eixos de 2,65 metros. Assim, oferece mais espaço para pernas e difusores do ar-condicionado no banco traseiro, bem como um porta-malas maior. Aqui, a reestilização vai atualizar os conjuntos ópticos, a grade e os para-choques. E ficará em linha com os últimos lançamentos.
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