A Ford registrou no serviço de proteção aos direitos industriais dos Estados Unidos uma patente um tanto curiosa. O documento sugere que o motorista de um veículo, no caso o Bronco Sport, dirija em pé. Você não leu errado! A imagem submetida na patente mostra um homem em pé, apoiado ao topo do para-brisas do utilitário sem capota.
Ao reparar nas mãos do motorista, apoiadas sobre a barra do arco do para-brisas, vê-se duas marcas retangulares, que sugerem que os controles para dirigir o carro estejam ali. É provável que sejam sensíveis ao toque, capazes de ajustar velocidade e frenagem sem a necessidade de pedais, por exemplo.
No entanto, não há como saber como o motorista em pé no Ford Bronco faz para controlar a direção. A montadora observa que a presença de sensores ultrassônicos, sensíveis ao toque, bem como as câmeras e outras ferramentas possam ajudar nessa tarefa, para garantir o lugar do motorista na condução do veículo.
Por mais estranho que pareça, a ideia não é tão absurda assim. Em trilhas fora de estrada, por exemplo, enxergar à frente de morros, vegetação, pedras e demais obstáculos é uma tarefa complicada. Por isso, a visão somente do para-brisa, bem como a altura do capô do carro, podem dificultar a passagem.
Dessa forma, ficar de pé, com a cabeça acima do para-brisas, permitirá enxergar melhor o terreno à frente. Por fim, especula-se que a patente, caso seja realmente levada adiante, ficará disponível apenas nas versões destinadas aos amantes das trilhas. Ou seja, os Bronco Raptor e Wildtrak (esta última versão disponível no Brasil), com preparação voltada ao fora-de-estrada.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!