Você está lendo...
Ford Fiesta se despede após 47 anos e dará lugar a novo SUV elétrico
Mercado

Ford Fiesta se despede após 47 anos e dará lugar a novo SUV elétrico

A Ford vai encerrar fabricação do Fiesta, um de seus carros mais populares, no próximo dia 7 de julho para focar na produção de SUVs

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

03 de jul, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Ford Fiesta
Ford Fiesta foi produzido no Brasil em diferentes gerações desde 1996 até 2019
Crédito:Ford/Divulgação

Após quase 50 anos de mercado, o Ford Fiesta vai se despedir da Europa, onde é um dos modelos mais populares no segmento de hatches compactos. A fábrica de Colônia, na Alemanha, produzirá a última unidade nesta sexta-feira, dia 7 de julho, e guardará o exemplar no museu da unidade.

O Fiesta é um dos modelos mais vendidos da Ford na Europa desde o seu lançamento em 1976. No Brasil, a montadora encerrou as atividades em 2021 com o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, onde o Fiesta foi feito até o fim de 2019. Ao todo, foram mais de 20 milhões de unidades no mundo ao longo de 47 anos.

Ford Fiesta
As muitas gerações do Fiesta desde a estreia do compacto em 1976 (Ford/Divulgação)

Publicidade


O Ford Fiesta chegou às primeiras posições na Inglaterra e em outros países europeus, mas, na última década, os SUVs tomaram conta do mercado. Mesmo assim, o hatch se manteve entre os 10 modelos mais vendidos por anos. Entretanto, o atual plano global da Ford, com foco em SUVs, picapes e veículos comerciais, vai encerrar sua carreira.

Assim, a produção do Ford Fiesta termina nesta semana em Colônia, na Alemanha, para atender à demanda do mercado europeu. Lá, o hatch tem oito versões e preço incial de 19.135 euros, o equivalente a cerca de R$ 100.745 na conversão direta.

Ford Fiesta
Fiesta foi por muitos anos o modelo mais vendido da marca no Brasil (Ford/Divulgação)

Ford Fiesta no Brasil

A história do Fiesta no Brasil começou em 1994, quando chegou importado da Espanha em sua terceira geração. Assim, depois de dois anos promissores, a produção nacional teve início em 1996, na quarta geração do compacto. A quinta geração estreou em 2003. E abriu caminho para a carroceria sedã. Depois, deu origem ao EcoSport. A sexta geração chegou em 2010, primeiro importada. E depois ganhou produção local até sair de linha em 2019.

Ford Fiesta
Atual geração do hatch que sairá de linha em definitivo (Ford/Divulgação)

Adeus, Ford Fiesta

Por fim, o principal motivo de a marca encerrar a produção é para abrir espaço em Colônia para o SUV elétrico Explorer. Seja como for, a Ford já anunciou que, a partir de 2030, focará em elétricos na Europa. E o Fiesta, assim como o Focus, está fora dos planos.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD DOLPHIN EV: COMO É O NOVO CARRO ELÉTRICO DE ENTRADA
Deixe sua opinião