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Hyundai Kona inicia vendas no Brasil com preço menor e até R$ 70 mil mais barato
Mercado

Hyundai Kona inicia vendas no Brasil com preço menor e até R$ 70 mil mais barato

Três meses depois do lançamento, Hyundai Kona chega às revendas da Caoa no Brasil com preços bastante reduzidos com "dólar mais baixo"

Diogo de Oliveira

07 de jul, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Hyundai Kona
Hyundai Kona está disponível nas lojas da Caoa em versões elétrica e híbrida
Crédito:Hyundai/Divulgação

Três meses depois do início da pré-venda, a Caoa anuncia a chegada do Hyundai Kona à rede de concessionários no País. O crossover desembarca da Coreia do Sul, onde é produzido, nas versões híbrida (HEV) e elétrica (EV). Mas o que realmente chama a atenção neste início de vendas físicas nas lojas são os novos valores. Enquanto o Kona HEV baixou de R$ 209.990 para R$ 169.990, o Kona EV caiu a tabela de R$ 289.990 para R$ 219.990.

Ou seja, o Hyundai Kona híbrido está R$ 40.000 mais barato, e passa a ser o modelo do tipo mais acessível do País – abaixo do Toyota Corolla Cross. E, no caso do Kona Elétrico, a redução chega a R$ 70.000. O que torna o modelo um dos carros elétricos mais acessíveis em seu segmento, que tem, por exemplo, o Peugeot e-2008 por R$ 259.990. Segundo a Caoa, os valores baixaram “face ao cenário econômico e valorização do real perante o dólar”.



Hyundai Kona tem tamanho de VW T-Cross

Mesmo com segunda geração já revelada lá fora (veja aqui), o Hyundai Kona chega ao Brasil para concorrer com híbridos como Corolla Cross e o primo Kia Niro, por exemplo. Entretanto, em tamanho, tem porte de SUV compacto, como o VW T-Cross. São 4,20 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. O crossover estreou na Coreia do Sul em 2017 e, na versão EV, é o primeiro carro a bateria da Hyundai no País.

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Hyundai Kona
Hyundai/Divulgação

Hyundai Kona Hybrid faz quase 20 km/l

Um dos destaques do crossover é o baixo consumo de combustível. Segundo a Caoa, o Kona HEV tem Nota “A” no Inmetro e consumo médio de 17,4 km/l na estrada e de até 19,6 km/l na cidade com gasolina, conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE). Dessa forma, o modelo é mais econômico que o Corolla Cross híbrido flex, que tem médias de 14,7 km/l e de 17,8 km/l, na mesma ordem.

O Kona Hybrid combina um motor elétrico alimentado por bateria de íons de lítio e outro a gasolina, como no Kia Niro. Assim, o 1.6 GDI de injeção direta gera 105 cv de potência e 15 mkgf de torque máximo, enquanto o motor elétrico fornece 43,5 cv e 17,3 mkgf. Por fim, o conjunto híbrido gera um total de 141 cv e 27 mkgf de torque com o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.


Hyundai Kona
Hyundai/Divulgação

Kona elétrico roda até 252 km por carga

Por sua vez, o Kona EV utiliza um motor elétrico dianteiro que desenvolve 136 cv de potência e 40,3 mkgf de torque máximo. O conjunto inclui um pacote de baterias de 39,2 kWh, o que, segundo o Inmetro, fornece autonomia de 252 km. Por dentro, a versão elétrica é mais moderna e traz itens como freio de estacionamento por botão e bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. O multimídia é o mesmo do Creta, com tela de 10,25″.

O crossover, aliás, capricha na lista de equipamentos e vem de fábrica com faróis full LEDs, Head-Up display e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com alerta de colisão frontal. O pacote de recursos semiautônomos tem assistente de saída e manutenção de faixa, há sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, além de sete airbags.


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