Depois de revelar o conceito Vision em 2022, a Renault prepara o lançamento do novo Scénic E-Tech. A estreia está prevista para o dia 4 de setembro, no Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha. Desta vez, o modelo abandona o estilo de minivan e assume seu lado SUV, com carroceria mais alta e encorpada. A mecânica, por sua vez, será exclusivamente elétrica. Tal como no Megane E-Tech, que chega ao Brasil agora no segundo semestre.
Por ora, a Renault não divulgou muitos detalhes do novo Scénic. Entretanto, em relação ao tamanho, espera-se medidas de SUV médio. Assim, o modelo deve ter 4,49 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,59 m de altura e 2,84 m de entre-eixos. Na nova proposta, o Scénic terá apenas cinco assentos, e não mais sete.
Em mais uma prévia totalmente camuflada, a montadora francesa mostrou que o crossover terá linhas mais retas e modernas. Caso siga o conceito, vai contar com rodas de liga leve, para-choques robusto e faróis de Full LEDs. Na traseira, o destaque fica para a leve caída no teto e as lanternas que invadem as laterais do carro. As vendas estão previstas para 2024 na Europa.
Modelo reciclável
Na época da apresentação do conceito Vision, a Renault confirmou que o modelo tem foco em três pilares: meio ambiente, segurança e inclusão. Nesse sentido, o conceito contava com mais de 70% de materiais reciclados em sua construção. Além disso, de acordo com a Renault, 95% de todo o conjunto é reciclável no fim do ciclo de vida – inclusive a bateria. E ao que parece, essa premissa vai chegar ao modelo de produção.
Motor pode ser o mesmo do Renault Megane E-Tech
Feito sobre a plataforma modular CMF-EV, do Mégane E-Tech, o Scénic deve contar com a mesma motorização do irmão menor. Assim, pode ser equipado com um motor elétrico que entrega até 220 cv de potência. A bateria, por sua vez, tem 60 kWh de capacidade. Dessa forma, tem energia suficiente para garantir autonomia de até 337 km.
De acordo com a imprensa internacional, outra opção é o conjunto que equipa o Renault Ariya, que oferece bateria de 90 kWh de capacidade e motor elétrico de 394 cv.
Seja como for, é certo que o Scénic de produção não vira com o conjunto elétrico que usa hidrogênio, presente no conceito Vision. Este contava com motor elétrico de 215 cv, com auxílio da célula de combustível de 16 kW (H2-Tech) e uma bateria tem 40 kWh de capacidade.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!