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Carro popular: veja o quanto cada marca usou dos créditos do governo
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Carro popular: veja o quanto cada marca usou dos créditos do governo

Governo concedeu R$ 800 milhões para o pacote do carro popular; Fiat e Jeep foram as marcas que utilizaram a maior parte dos créditos

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

13 de jul, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Polo tem mais de 3.000 unidades a frente do segundo colocado
Crédito:Leo Souza/Estadão

No começo de julho, o governo federal anunciou o fim dos descontos do decreto para o carro popular. A medida durou cerca de um mês. Dessa forma, aos poucos, o preço dos veículos 0-km deve voltar aos patamares anteriores – tal como já feito com Jeep Renegade e Peugeot 208. Pois o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgou a tabela com os valores utilizados por cada marca durante o programa de incentivo.

Ao todo, o governo liberou R$ 800 milhões para automóveis com a Medida Provisória 1175/23. Entretanto, deste total, R$ 650 milhões foram destinados às montadoras. Assim, os R$ 150 milhões restantes cobriram a falta de arrecadação de impostos como IPI e PIS/Cofins, por exemplo. Agora, como já noticiado pelo Jornal do Carro, restam créditos apenas para caminhões e ônibus.



descontos governo
Foto: Freepik

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Cabe lembrar que, durante a medida, houve uma adesão maciça das montadoras, que rapidamente baixaram as tabelas dos seus carros. Pelo programa federal, os descontos iam de R$ 2.000 até R$ 8.000, conforme algumas regras. Por exemplo, apenas os modelos com preço de até R$ 120 mil ficaram elegíveis ao crédito. No entanto, as fabricantes também concederam reduções extras. E reposicionaram alguns modelos, especialmente os SUVs.

Stellantis liderou uso dos créditos

De acordo com o balanço divulgado pelo governo, a Stellantis foi a que mais utilizou créditos do programa. Ao todo, foram R$ 280 milhões divididos entre as marcas do grupo. Dessa forma, Fiat e Jeep receberam R$ 230 milhões. Enquanto isso, Peugeot e Citroën ficaram com R$ 50 milhões cada.

A Volkswagen, por sua vez, utilizou R$ 100 milhões dos créditos. Inclusive, esse corte de valores fez com que o Polo Track se tornasse o carro mais vendido do Brasil no mês de junho. O modelo superou até mesmo a líder de mercado, Fiat Strada. Por fim, a Renault solicitou R$ 90 milhões, a Hyundai, R$ 80 milhões, e a Chevrolet, R$ 50 milhões.


Créditos tributários do carro popular por marca

  • Fiat/Jeep – R$ 230 milhões
  • Volkswagen – R$ 100 milhões
  • Renault – R$ 90 milhões
  • Hyundai – R$ 80 milhões
  • Peugeot/Citroën – R$ 60 milhões
  • Chevrolet – R$ 50 milhões
  • Toyota – R$ 20 milhões
  • Ford – R$ 20 milhões
  • Nissan – R$ 20 milhões
  • Honda – R$ 10 milhões

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