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Porsche 911 ganha série S/T de 60 anos com 525 cv; veja o preço
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Porsche 911 ganha série S/T de 60 anos com 525 cv; veja o preço

Para comemorar 60° aniversário, cupê esportivo tem pacote especial em alusão à versão S, de 1963, e soluções para redução de peso e mais desempenho

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

03 de ago, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Porsche
Compradores podem escolher números de 0 a 99 para os emblemas das portas
Crédito:Porsche/Divulgação

Em 1963 nascia o primeiro 911 e, para comemorar os 60 anos de lançamento do cupê esportivo, a Porsche anunciou a chegada do 911 S/T. A série especial tem apenas 1.963 unidades produzidas (justamente, em homenagem ao ano de apresentação) e diversas características que remetem a outras variantes, como GT3 Touring e GT3 RS. Inclusive, seu nome de batismo surgiu em alusão à versão S – criada na primeira geração com foco em pista – que, internamente, era conhecida como ST.



Dotado de câmbio manual e com peso mais leve em relação às demais configurações, o Porsche 911 S/T tem carroceria similar à do GT3 Touring Package. Nela, soluções como brasão original do 911 na dianteira (e, também, nas calotas, volante, chave e encostos de cabeça) e corte nas caixas de roda dianteiras, por exemplo, fazem parte do pacote. Ainda na frente, há saídas de ar.

Porsche 911 S/T (Porsche/Divulgação)

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Nas laterais, destaque para os puxadores das portas, que vêm do GT3 RS. As rodas (feitas de magnésio) são exclusivas e têm 20″ na frente e 21″ atrás. Respectivamente, calçam pneus 225/35 e 315/50. Os freios vêm, de série, em composto de cerâmica.

Indo para a parte traseira, mais modificações que vêm com o intuito de aperfeiçoar a aerodinâmica. Dentre elas, flap no spoiler traseiro, e, por fim, o logotipo da marca e o nome do modelo ficam estampados em tom dourado. Já a cobertura do motor tem grelha específica.

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Porsche 911 S/T (Porsche/Divulgação)

Menos peso

O pacote opcional Heritage Design Package (inspirado no modelo das pistas do 911 S dos anos 1960 e 1970) oferece carroceria na cor azul metálico Shore e rodas na cor branca Ceramica. Do lado de dentro, no entanto, O quadro de instrumentos e o relógio do pacote Chrono têm detalhes em verde. Há também assentos esportivos Plus, com ajuste em quatro posições. E, por fim, opção de assentos concha em plástico reforçado com fibra de carbono – para reduzir peso.

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Acabamento interior vem na cor Classic Cognac com listras pretas (Porsche/Divulgação)

Ainda com a ideia de reduzir peso, esse mesmo material está presente no capô, portas, para-lamas dianteiros, gaiola anticapotamento, barra estabilizadora traseira e painel de reforço traseiro. A Porsche também removeu o sistema de esterçamento do eixo traseiro presente nas demais versões e colocou vidros mais leves e menos isolamento acústico a fim de obter mais leveza. A bateria de partida é de íons de lítio. Desse modo, o 911 S/T pesa 1.455 kg. São, portanto, 38 kg menos que o GT3 e 70 kg menos que o GT3 RS.


Mecânica

Herdado do GT3 RS, o motor do S/T é o 4.0 com seis cilindros opostos. Gera, a princípio, 525 cv de potência (a 8.500 rpm) e 47,9 mkgf, disponíveis a 6.300 giros. A Porsche decidiu dispensar a dupla embreagem e, no lugar, usa câmbio manual de seis relações. De acordo com a fabricante alemã, o novato tem embreagem exclusiva e volante de inércia mais leve.

Toda essa preocupação com peso, por fim, beneficiou o desempenho. Entre 0 e 100 km/h gasta-se 3,7 segundos. A velocidade máxima fica em 300 km/h. Para comparação, o GT3, por exemplo, tem 510 cavalos e realiza tal feito em 3,9 s. Entretanto, a máxima é de 320 km/h.

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Relógio Porsche Design Chronograph 1 é personalizado (Porsche/Divulgação)

Em relação a preços, a marca divulgou valor de US$ 291.650 (pouco mais de R$ 1,420 milhão, na conversão direta). A fabricante, inclusive, anunciou que vai oferecer alguns exemplares do modelo no Brasil. As pré-vendas – ainda sem preço confirmado – começam neste segundo semestre. Entregas: 2024. E tem até relógio de pulso exclusivo em alusão ao modelo. Também limitado a 1.963 unidades, custa US$ 13.500 (R$ 66 mil).

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Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.