Você está lendo...
Porsche 911 ganha versão exclusiva para celebrar 100 anos de Le Mans
Notícias

Porsche 911 ganha versão exclusiva para celebrar 100 anos de Le Mans

911 Carrera GTS Le Mans Centenaire Edition será vendido apenas na França, e apresenta detalhes que remetem ao passado da marca em Le Mans

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

02 de jul, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

911 992
911 Carrera GTS Le Mans Centenaire Edition será vendido apenas na França
Crédito:Porsche/Divulgação

Em comemoração ao centenário da primeira corrida das 24 horas de Le Mans, realizada em 1923, a Porsche revelou uma nova versão do esportivo 911 Carrera GTS. O novo modelo se chama Le Mans Centenaire Edition, e terá produção limitada. Entretanto, fãs da marca não terão fácil acesso ao modelo, que será vendido apenas na França.

A versão especial usa como base um 911 GTS, que utiliza um motor 3.0 seis cilindros boxer com 479 cv e 58 mkgf de torque. Junto ao motor, há a opção entre a transmissão manual de sete velocidades, ou a automática PDK, com oito velocidades. Tendo em vista que se trata de um Carrera, e não um Carrera 4, o modelo terá tração apenas nas rodas traseiras, e não integral.



Porsche 911 Carrera GTS Le Mans Centenaire Edition
Cintos vermelhos são homenagem ao Porsche 911 GT1, vencedor em 1998 (Porsche/Divulgação)

Publicidade


A cor do modelo faz homenagem ao primeiro Porsche a vencer a prova, o 356 SL, em 1951. Pintado na cor Prata Le Mans metálico, o modelo apresenta ainda o número 46 nas portas, em referência ao número de corrida do modelo pioneiro. Por dentro, os bancos concha são revestidos em couro Azul Graphite, e o mesmo vale para o volante e para o painel, por exemplo.

Ainda por dentro, é possível encontrar referências de Le Mans, como o Circuit de la Sarthe, gravado no apoio de braço central, e do logo das “24h” nos encostos de cabeça. Além disso, o modelo conta com cintos vermelhos e rodas douradas, que se referem a outro modelo campeão: o Porsche 911 GT1, vencedor em 1998.

Modelo homenageia vitórias da Porsche em Le Mans

Porsche 911 Carrera GTS Le Mans Centenaire Edition
Modelo apresenta emblemas especiais com referências das vitórias da Porsche em Le Mans (Porsche/Divulgação)

O 911 Carrera GTS Le Mans Centenaire Edition ainda destingue-se com emblemas exclusivos, como a inscrição “24h Le Mans” envolvido por uma coroa de louros, com a inscrição Porsche na grelha traseira, por exemplo. Além disso, também pode-se ver a frase  “Nascido em Le Mans, fabricado em Zuffenhausen”, bem como a pista francesa gravada na coluna B do modelo, nas cores da bandeira da França.

Por fim, a marca oferece ao comprador do modelo um porta-chaves e uma capa de carro em Azul Grafite. Não há informações sobre o preço do modelo ou mesmo quantos serão construídos, mas se tratando de uma versão especial e limitada, não custará pouco. Para efeito de comparação, um Porsche Carrera GTS Coupé no Brasil custa R$ 989.000.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Porsche GT4 e-Performance é Cayman elétrico com potência de F1

Deixe sua opinião